Associação Nacional de Treinadores quer dar “forte contributo a Gondomar”

A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) mudou-se de malas e bagagens para Gondomar, no dia 15 de abril. Desde então, a coletividade está sediada na antiga escola da Ponte, em Rio Tinto. O Vivacidade foi conhecer as instalações.

Em abril, Gondomar passou a ser a nova casa dos treinadores de futebol e futsal. A mudança, do Porto para Gondomar – mais concretamente para a freguesia de Rio Tinto – deu-se graças à cedência da antiga escola da Ponte, em regime de comodato, durante dez anos, renováveis.

“Sentimos, a partir de determinada altura, que tínhamos a necessidade, graças aos nossos 6000 sócios, de mudar de instalações. Após um evento que organizamos no Multiusos de Gondomar, em 2017, falamos nessa possibilidade e, imediatamente, mostraram-nos esta escola que nos agradou à primeira vista, apesar de percebermos que precisava de uma requalificação. Fizemos o acordo com o Município, investimos aqui algum dinheiro e estamos muito contentes com o nosso novo espaço”, recorda José Pereira, presidente da direção da ANTF.

A cerimónia de inauguração das novas instalações contou com a presença de Marco Martins, presidente do Município de Gondomar, e de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sem esquecer a presença de treinadores como Vítor Oliveira, Domingos Paciência, Toni, Carlos Dinis ou Professor Neca.

“Estamos satisfeitos com esta mudança e queremos dar o nosso forte contributo a Gondomar e à comunidade. Queremos envolver a comunidade nas nossas instalações, desde receber a visita de escolas até irmos nós ter com eles”, afirma o dirigente da ANTF.

Concretizada a aposta nas novas instalações, segue-se agora um forte investimento na formação. É disso espelho a renovada sala de formações, “que servirá para várias sessões para treinadores no ativo, treinadores desempregados e outras pessoas no desemprego”.

“Em breve vamos começar a utilizar as instalações com esse objetivo. Vamos formar em Informática, Línguas Estrangeiras, entre outras áreas… é preciso perceber que a profissão de treinador é muito conceituada e isso deve-se à qualidade da nossa formação”, acrescenta José Pereira.

Ao Vivacidade, o presidente da direção da ANTF adianta também que a antiga escola da Ponte vai ser, em simultâneo, a sede da União de Treinadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que terá em breve uma Comissão Instaladora.

A par dessa dupla função das novas instalações, segundo José Pereira, a ANTF tem também a possibilidade de organizar um novo grande evento dedicado aos treinadores de futebol e futsal em Gondomar.

O edifício tem dois pisos e quatro salas, ocupando mais de 200 metros quadrados. Onde era o antigo recreio, com mais de 800 metros quadrados, será o estacionamento, com capacidade para 40 a 50 viaturas. Conta ainda com uma sala de formação, com mais de 100 metros quadrados, localizada no antigo ginásio da escola.

, , , ,