Associação São Bento inaugurou novo Espaço Saúde em Rio Tinto

Inauguração Espaço Saúde - maio 2019

O Espaço Saúde é o novo serviço da Associação São Bento / Foto: Pedro Santos Ferreira

No dia 10 de maio, a Associação de Socorros Mútuos de São Bento das Peras de Rio Tinto inaugurou o Espaço Saúde, uma nova infraestrutura desta associação mutualista centenária.

A Associação São Bento tem, desde o final do mês passado, novos serviços ao dispor dos seus associados e beneficiários. O novo edifício, junto à sede, será conhecido como Espaço Saúde e contempla vários espaços de consulta de medicina-geral e medicina dentária, entre outras especialidades, que os mutualistas desta associação poderão vir a usufruir.

A cerimónia de inauguração teve lugar a 10 de maio, no salão nobre da Associação São Bento, com posterior visita e descerramento da placa inaugural nas novas instalações.

Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Luís Alberto Silva, presidente da União das Mutualidades Portuguesas, e Avelino Soares, pároco de Rio Tinto, foram os convidados de honra desta iniciativa. Em discurso, todos saudaram o recente investimento da Associação São Bento na área da saúde e saudaram o trabalho desenvolvido pela instituição em Rio Tinto, há mais de um século.

“A par do novo edifício, devemos agradecer-vos a vossa entrega voluntária a esta associação. Vocês são fundamentais na ação social nesta freguesia e no concelho de Gondomar”, afirmou o edil gondomarense.

Por sua vez, Nuno Fonseca valorizou “o trabalho desenvolvido ao longo de todos estes anos [124] e o importante apoio dado aos associados nos difíceis momentos de perda e não só”.

Ao Vivacidade, Domingos Mendes, membro da direção da Associação São Bento, considerou a inauguração do Espaço Saúde “um novo virar de página” na história da instituição mutualista, que começou por ser fundada para ajudar os seus associados na hora da morte, através da atribuição de um subsídio de funeral.

“Até este momento tínhamos a Clínica Geral, neste edifício. O passo seguinte foi a conclusão do edifício anexo para podermos explorar outras valências que já tínhamos e introduzir novas, tais como, a medicina dentária. Isto passa pela parceria que possamos ter com a Liga das Associações Mutualistas do Porto, porque nos poderão dar uma ajuda em termos de know-how técnico, licenciamento e destas valências que eles têm e nós não”, conclui o presidente do Conselho Fiscal da Associação São Bento.

A Associação São Bento tem neste momento 42 mil associados.

, , , ,