Associação “Vai Avante” homenageou Isabel Santos no Clube dos Caçadores do Porto

Homenagem Isabel Santos - maio 2019

Isabel Santos foi homenageada pela Associação “Vai Avante” / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Associação “Vai Avante” desafiou funcionários, dirigentes, colaboradores e associados a prestar homenagem à gondomarense Isabel Santos, atual candidata ao Parlamento Europeu, no dia 16 de maio, no restaurante Clube dos Caçadores do Porto, em Foz do Sousa. A iniciativa contou com mais de 200 pessoas.

“A Força das Convicções” foi o lema que uniu, por uma noite, 220 familiares e amigos de Isabel Santos, deputada da Assembleia da República e candidata ao Parlamento Europeu pelo PS.

Contudo, não foi só o percurso político da socialista gondomarense que esteve em causa nesta homenagem promovida pela Associação “Vai Avante”, foi também o importante contributo prestado a esta IPSS, sobretudo nos primeiros passos de dois importantes serviços de resposta diária à comunidade: o ATL e o Centro de Convívio.

“A iniciativa deve-se ao importante apoio da homenageada no arranque do desses serviços do “Vai Avante”, quando a Isabel Santos foi nossa voluntária e colaboradora não-remunerada. É uma personalidade que sempre se dedicou à nossa instituição, por isso tínhamos esta dívida por saldar. Foi nesse sentido que promovemos este evento”, explica Fernando Duarte, presidente da direção do “Vai Avante”.

Ao nosso jornal, Isabel Santos mostrou-se satisfeita pelo tributo prestado pela instituição. “Sempre entendi que aqueles que, como eu, tiveram oportunidade de usufruir da escola pública e frequentar o ensino superior têm obrigação de retribuir esse investimento feito pelo país prestando serviço à comunidade.  Foi o que fiz nessa altura”, começa por recordar a homenageada.

“O evento acabou por tomar proporções e contornos que me surpreenderam e acabou por me dar a oportunidade de agradecer a amizade a as atenções com que sempre me rodearam, para além de deixar bem claro que Bruxelas está apenas a três horas de avião e que retornarei todos os fins- de-semana e continuarei a andar por aí”, acrescenta Isabel Santos.

Uma das caras conhecidas, entre muitas, que marcaram presença nesta homenagem foi João Soares, filho de Mário Soares e ex-ministro da Cultura.

Em declarações ao Vivacidade, o socialista deixou patente “a experiência internacional de Isabel Santos, a sua ligação a Gondomar e o desempenho admirável em todos os cargos exercidos até hoje”.

Para Luís Filipe Araújo, em representação do Município de Gondomar, “Isabel Santos é uma gondomarense com um percurso de vida que muito orgulha o nosso concelho”. “As causas que vem abraçando têm merecido de sua parte um contributo exemplar e marcadamente decidido, como é seu timbre. É reconhecido o seu percurso dos últimos anos, trilhado em instâncias internacionais, como a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), onde tem assumido posições importantes na defesa dos direitos humanos, o que tem também traduzido em ações concretas, em várias partes do mundo. Por outro lado, é muito antiga a sua ligação e proximidade à Associação “Vai Avante”, instituição que é hoje uma referência, dentro e fora de Gondomar, o que justifica que tenha sido a promotora desta merecida homenagem”, conclui o autarca ao Vivacidade.

Após ter homenageado o ex-presidente da Assembleia-Geral, Mário Gonçalves, a Associação “Vai Avante” deverá dar continuidade a este género de iniciativas. O próximo homenageado será o ex-jornalista e historiador de São Pedro da Cova, Serafim Gesta, mais conhecido por “Mazola”.

, , , ,