Atleta de equitação de Valbom soma vitórias

Margarida1

Margarida Gomes pratica Equitação – Obstáculos desde os 8 anos

Com 12 anos, Ana Margarida Gomes já coleciona várias medalhas do pódio de algumas das principais competições de equitação nacionais e internacionais. A atleta de Valbom corre atualmente pelo Sport Club do Porto e já está selecionada para o campeonato europeu, em Itália.

Pratica o desporto de Equitação – Obstáculos desde os 8 anos e neste momento está na categoria de juvenis. Alcançou, entre janeiro e março deste ano, lugares cimeiros no Ranking Nacional de Jump-off da Federação Equestre Portuguesa e venceu provas como a ‘Ladies Tour’ do Ria Tour, em Aveiro.
Margarida Gomes e o seu cavalo Quattu, classificaram-se também em primeiro lugar na Golegã e Óbidos, no Green Horse Tour e em Arezzo, Itália, obtiveram o primeiro e terceiro lugar nos vários dias em que a prova para o Campeonato de Salto Internacional Oficial da Juventude (CSIO) decorreu. Para o mês de julho, a atleta está já pré selecionada para o Campeonato Europeu da Juventude que se realiza também em Itália.
O professor do Sport Club do Porto, Miguel Laranjeira, explicou ao Vivacidade que a Margarida é “uma atleta especial”. “Na equitação costumamos dizer que existem atletas que vão aprendendo e outros que nascem já com o jeito. Ela nasceu com o jeito, com à vontade, não tem medo, é uma guerreira”, referiu. “Existe uma ligação muito forte entre ela e o cavalo”, acrescentou. Para o treinador, “o que se exige mais da atleta e do cavalo é o controle do galope, a disciplina de figuras, bem como a condução entre saltos”.
“Sempre gostei muito de cavalos e desde a primeira vez que montei um nunca mais larguei esta vida”.
Ao Vivacidade, Margarida confessou que “sempre gostou de cavalos” e que está contente por estar onde está. Já teve duas éguas – a Quénia e a Zima – mas desde dezembro que tem um novo “amigo”, o Quattu, e a ligação “é muito forte”. “Estou a adaptar-me bem a este cavalo. Tenho sorte que é rápido e tem uma boa passada e isso também é bom porque me traz confiança”, contou.

Margarida

Margarida Gomes e Quattu

A atleta integrou o Sport Club do Porto há apenas alguns meses mas o desejo em evoluir já lhe trouxe várias vitórias. “Tentei sempre ir para sítios onde achasse que podia evoluir mais. Às vezes custava-me um pouco porque tinha lá os meus amigos mas como sabia que era melhor para mim tentei sempre ficar com professores melhores”, mencionou. “O meu objetivo é sempre ganhar mas o meu sonho seria ganhar o Campeonato da Europa”, finalizou Margarida Gomes.

Pais orgulhosos

Márcia Gomes, mãe da Margarida, não esconde o orgulho que tem pela filha apesar das várias horas semanais que é obrigada a dedicar à modalidade. “Sinto-me orgulhosa. São fins-de-semana seguidos um pouco sufocantes. A Margarida treina todos os dias, com a exceção da segunda-feira. Sai da escola às 16h30 e chega aqui às 17h e fica até às 20h e quase todos os fins-de-semana tem provas. É uma vida complicada, mas é o que ela gosta e é o sonho dela”, comentou. Apesar de tudo, disse, “é uma boa aluna e faz bem a gestão do tempo”.

,