Atletas da Rodabike levam Gondomar ao pódio

Rodabike

Mário Fernandes é o diretor desportivo da Rodabike e propietário da loja de biciletas com o mesmo nome

Nasceu em 2006, em Gondomar, e já trouxe várias medalhas para o concelho. A Associação Ciclismo Rodabike Gondomar corre com sete atletas nas modalidades de BTT (XCO e XCM) e ciclocrosse.

Mário Fernandes é o diretor desportivo da Rodabike, a equipa gondomarense que nasceu há oito anos com o mesmo nome da loja de bicicletas de que Mário é proprietário. O dirigente corre em competição há 20 anos e na época passada foi segundo em tudo, no escalão de Master B, mas não está totalmente satisfeito. “Fui vice campeão do Minho, vice campeão no Porto e vice campeão nacional. Mas o segundo é o primeiro dos últimos. Já não fico contente com o segundo. Já ando atrás do objetivo de ser campeão nacional há bastantes anos”, explicou ao Vivacidade. “Queremos sempre mais e é isso que nos faz trabalhar mais”, acrescentou Mário Fernandes.
Mas não é só do diretor desportivo de que a equipa gondomarense se pode orgulhar. Com um total de sete atletas nos escalões de Master A, B, C e um elite e cadete, a Rodabike já arrecadou várias vitórias a nível regional e nacional.

João Rocha em estágio na Seleção Nacional

Integrado no estágio da Seleção Nacional, o cadete João Rocha foi muito recentemente campeão nacional em Ciclocrosse, no dia 12 de janeiro em Benedita, Alcobaça. “A Rodabike já tem um nome bem marcado a nível nacional”, referiu, orgulhoso, Mário Fernandes, e “o cadete ganhou tudo o que havia para ganhar”.
Quanto aos treinos, o dirigente que coordena a equipa, revelou que são quase diários. “Em sete dias, treinamos seis e por trás dos prémios estão muitas horas de trabalho, muito sacrifício e muitas regras”, disse. “A base do treino passa sempre pela bicicleta de estrada. Depois existe o treino técnico, feito para cada modalidade”, explicou ainda.
José Soares vive em Rio Tinto e é a mais recente aquisição da Rodabike. Corre pela categoria elite e começou a correr esta época por Gondomar. “Pertencia ao BTT Matosinhos mas vim para aqui por ser de Gondomar e pela amizade. As exigências da Rodabike são maiores e é tenho um orgulho muito grande em participar nesta equipa” afirmou ao Vivacidade.

Rodabike2

A Rodabike é uma equipa gondomarense com oito anos de existência

Modalidades, explicadas por Mário Fernandes

XCO (Cross Country Olimpic) é uma modalidade de monte. A parte técnica é a mais importante. É a única modalidade olímpica que existe ligada à bicicleta de todo o terreno. É a rainha das modalidades de BTT.
XCM é um pouco como XCO mas numa extensão maior. De 60 a 70 quilómetros. Baseado mais na resistência.
Ciclocross é uma modalidade de inverno que normalmente serve para preparação e lançamento das outras que vêm a seguir. Ao nível técnico não é tão exigente porque é feito numa bicicleta de estrada que não tem suspensões e o circuito é com muita lama. Em certas alturas temos que transportar a bicicleta às costas.

,