Baguim do Monte acolhe 20.º aniversário da elevação de Rio Tinto a cidade

Foto: Arquivo Vivacidade

Foto: Arquivo Vivacidade

O Centro Escolar de Baguim do Monte vai acolher a 20 de junho a sessão solene comemorativa do 20.º aniversário da elevação de Rio Tinto a cidade. Este ano, as obras sociais das paróquias de Baguim, Rio Tinto e Corim vão ser distinguidas com a medalha de mérito da cidade.

 “Sendo uma data redonda ainda é mais importante para nós ter uma comemoração condigna. Há 20 anos atrás houve a feliz ideia de unir as populações de Rio Tinto e Baguim do Monte pelo título de cidade e para nós é muito importante comemorar esta data em comunidade”, começa por dizer Nuno Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, que este ano acolhe a sessão solene comemorativa do 20.º aniversário da elevação de Rio Tinto a cidade.

Para celebrar a data estão a ser preparadas várias iniciativas de cariz cultural, recreativo e desportivo abertos à população de Baguim e de Rio Tinto.

Por sua vez, Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, destaca a atribuição das medalhas de mérito da cidade às obras sociais das paróquias de Baguim, Rio Tinto e Corim, distinguidas pelo apoio diário prestado à comunidade.

No dia 20 de junho, a partir das 14h30, tem início o X Encontro de Bandas da Cidade de Rio Tinto, organizado pela Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto, no Largo do Mosteiro da freguesia. Já no dia 27 de junho, está marcado o concerto de verão do Órfeão de Rio Tinto, às 21h30, no jardim da Junta de Freguesia riotintese. No mesmo dia, em Baguim, tem início o Torneio de Futsal de Baguim do Monte, no Polidesportivo do Crato.

1320 músicos marcam presença no X Encontro de Bandas da Cidade de Rio Tinto

A 10ª edição do Encontro de Bandas da Cidade de Rio Tinto vai receber 1320 músicos, divididos por 22 bandas filarmónicas, que vão apresentar no Largo do Mosteiro, Rio Tinto, um concerto conjunto da Banda S. Cristóvão de Rio Tinto, da Banda de Música de Pinheiro da Bemposta, da Banda Filarmónica Severense e da Banda Musical de Rio Mau.

Paralelamente, vai realizar-se o I Concurso Nacional de Composição da Cidade de Rio Tinto.

Ao Vivacidade, Rodolfo Silva, da Banda S. Cristóvão de Rio Tinto, destaca a iniciativa inserida nas comemorações do 20.º aniversário da elevação de Rio Tinto a cidade como “um dos melhores encontros de bandas do Norte de Portugal”.

, , , ,