Baguim do Monte: lançada primeira pedra da Unidade de Saúde

Lançamento da primeira pedra Centro de Saúde de Baguim - janeiro 2017

A Unidade de Saúde de Baguim será construída junto ao Centro Escolar da Freguesia / Foto: Pedro Santos Ferreira

A primeira pedra da Unidade de Saúde de Baguim do Monte foi lançada a 19 de dezembro, junto ao Centro Escolar da freguesia.

Uma década depois do início da luta da população de Baguim do Monte pela construção de um Centro de Saúde, foi lançada a primeira pedra da futura Unidade de Saúde do concelho.

A cerimónia inaugural contou com a presença de Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Pimenta Marinho, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) Norte, Nuno Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, entre outras individualidades.

“Este momento tem muito mais significado do que o simples colocar de uma pedra em mais uma Unidade de Saúde. Para nós, baguinenses, este será o nosso Centro de Saúde, esperado há mais de 10 anos e desejado há mais de 30. Hoje é um dia histórico, hoje fazemos história nesta comunidade”, começou por dizer Nuno Coelho, que nomeou todos os que estiveram envolvidos no projeto.

Por sua vez, Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, destacou o “reforço dos cuidados de saúde em Gondomar, de acordo com as necessidades dos utentes”. Segundo o membro do Governo, a criação da Unidade de Saúde de Baguim do Monte visa “a expansão condigna da Unidade de Saúde Familiar Lusíada e vem dar resposta às deficiências existentes nesta população”.

Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, considerou que “os cuidados de saúde primários têm sofrido uma grande evolução”, contudo, o autarca não esqueceu a “necessidade de aproximar os centros de saúde às populações”. Em discurso, o edil gondomarense recordou também os “cerca de 700 mil euros” investidos pela autarquia na aquisição dos terrenos para a construção do Centro Escolar de Baguim e da Unidade de Saúde de Baguim do Monte.

A construção do Centro de Saúde de Baguim representa um investimento total de 886 mil euros.

SNS tem mais 243 médicos de família
Durante a cerimónia, Fernando Araújo anunciou ainda a contratação de mais 243 médicos e família para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e acrescentou que foram investidos 15 milhões de euros na construção ou remodelação de 36 centros de saúde em todo o país.
“Temos cerca de 60% das medidas do Governo na área da saúde executadas ou com a execução iniciada”, referiu o governante, defendendo que “2016 representou um ano de viragem para o SNS”.

, , , , ,