Balcão Único do Cidadão: projeto municipal concentra serviços na Praça do Cidadão

Balcão Único do Cidadão - novembro 2016

O Balcão Único do Cidadão é uma aposta da Câmara de Gondomar / Foto: Direitos Reservados

“Queremos facilitar a vida aos gondomarenses e estamos convencidos que 2017 será o ano da revolução no que diz respeito ao relacionamento do Município com os munícipes”, começa por afirmar Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

O primeiro passo será dado com a inauguração do Balcão Único do Cidadão, no início do próximo ano. O projeto que concentrará todos os serviços municipais na Praça do Cidadão é da “total responsabilidade do Município”, garante o edil gondomarense, que vai investir cerca de 350 mil euros, cofinanciados pela União Europeia.

“A pretensão do Município criar um espaço próprio, na sede do concelho, que reúna todos os serviços prestados pela Câmara de Gondomar num só local, será finalmente concretizada. O objetivo principal é que as pessoas possam deslocar-se à Praça do Cidadão para tratar de diversos assuntos relacionados com o Município, entre outros serviços”, acrescenta Marco Martins.

Até aqui a Câmara de Gondomar dispunha de vários espaços alugados, espalhados pelo centro do concelho, onde operavam os serviços da autarquia: Habitação, Ação Social, Gestão Urbanística, Educação, entre outros.

“Quando tomamos posse, percebemos que existia uma grande dispersão dos serviços prestados pelo Município e isso colocava-nos entraves à resolução célere dos processos. Esta medida visa acabar com isso e permitirá também acabar com os arrendamentos dos espaços ocupados pela autarquia, permitindo poupar milhares de euros por ano”, sublinha o presidente da Câmara de Gondomar.

A par da criação do Balcão Único do Cidadão, vai ser criada uma plataforma online que permitirá a solicitação, acompanhamento e resolução de processos por via digital.

Ao Vivacidade, Marco Martins considera a medida necessária “em prol da produtividade e transparência da autarquia.

O Balcão Único do Cidadão vai situar-se junto à Escola Secundária de Gondomar.

“Vamos dar um salto para a modernidade administrativa”
Aurora Vieira, vereadora responsável pelo pelouro do Atendimento Municipal e Modernização Administrativa, considera o Balcão Único do Cidadão “um salto para a modernidade administrativa”.

Segundo a autarca, o projeto surge “na continuidade da aposta na digitalização dos serviços municipais e aproximação aos cidadãos”. “Associado a esta aposta vai existir uma remodelação dos espaço, uma atualização tecnológica dos equipamentos e uma formação especializada aos funcionários da autarquia”, revela a vereadora da Câmara de Gondomar.

Ao nosso jornal, Aurora Vieira garantiu ainda que o próximo Espaço Cidadão do Município será inaugurado em Jovim.

Que tipo de serviços vão existir no Balcão Único do Cidadão?
-Alteração de morada do Cartão de Cidadão;
-Obter certidões de registo civil, predial e comercial;
-Aceder por navegação assistida aos serviços da ADSE Direta;
-Obter o registo criminal;
-Registar um contacto de trabalho;
-Fazer um registo de propriedade intelectual;
-Ser encaminhado para a rede de apoio ao consumidor endividado;
-Renovar uma autorização de residência;
-Revalidar a carta de condução;
-Efetuar pedidos à Segurança Social sobre pensões, reembolsos e complementos;
-Interagir com a Caixa Geral de Aposentações;

, , , ,