Banda Musical de Gondomar: monografia resume 150 anos de história

Livro Banda Musical de Gondomar - 2015

A obra reúne documentos e fotografias históricas / Foto: DR

Daniel Fernandes, presidente da Banda Musical de Gondomar, é o autor da monografia da coletividade, obra que resume os 150 anos de história da banda e do concelho.

A monografia “Banda Musical de Gondomar – 150 anos”, da autoria de Daniel Fernandes, presidente da direção da coletividade gondomarense, foi apresentada no Auditório Municipal de Gondomar a 30 de outubro. A obra resume a história da coletividade mais antiga do Município, fundada em 1863.

“A obra é já uma referência para a história do concelho e isso deixa-me muito contente”, começa por dizer o autor da monografia. Daniel Fernandes recorda o início da obra, desafio lançado pelo ex-presidente da Banda Musical de Gondomar (BMG), Carlos Alberto, em 2013.

“A ideia inicial era que o livro fosse lançado nas comemorações dos 150 anos da Banda Musical, em 2013, mas rapidamente percebemos que seria impossível dado o complexo processo de investigação”, explica ao Vivacidade.

A procura de informações históricas remontou à fundação da coletividade, sendo uma das maiores dificuldades, a “escassez de documentos dessa época”.

O autor encontrou no arquivo da Biblioteca Municipal referências de periódicos locais e nacionais da época aos primeiros concertos da BMG, documentos que integrou na obra.

“Mais tarde, tive a informação que o bisneto do fundador da banda – Daniel Monteiro – morava em Gondomar. Contactei-o e ele abriu-me as portas de casa e ajudou-me no processo de investigação”, conta o autor.

Guilhermino Monteiro, bisneto de Daniel Monteiro, estava na posse de um documento do bisavô, onde está contada a história da formação da banda, documento que “serviu de fonte primária a Camilo de Oliveira, que nos seus apontamentos biográficos refere a fundação da banda, em 1963”, afirma Daniel Fernandes.

A obra, que assume importância histórica para o concelho, foi lançada com a publicação de 750 exemplares e pode ser adquirida na sede da BMG ou através de contacto telefónico ou electrónico com os responsáveis da associação.

Banda espera lançar CD até 2018

Nos planos da direção da BMG está já o próximo projeto, o lançamento de um CD com as composições da família Monteiro tocadas pela filarmónica da coletividade. Estão já recolhidas 50 partituras.

, , , ,