Câmara de Gondomar anuncia investimento inédito em Baguim do Monte

Investimento Baguim do Monte - janeiro 2019

A freguesia de Baguim do Monte vai receber um investimento histórico do Município / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Câmara de Gondomar anunciou, no dia 9 de janeiro, investimentos em várias empreitadas na freguesia de Baguim do Monte, num total de 5,2 milhões de euros, deixando ainda o compromisso de as iniciar ainda em 2019.

“É o maior investimento de sempre nesta freguesia. É uma grande aposta”, disse o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, no período antes da ordem do dia da primeira reunião camarária pública descentralizada de 2019, que decorreu em Baguim do Monte.

De acordo com o autarca, em causa estão obras concluídas ou iniciadas em 2019 e a lista de investimentos inclui empreitadas de várias áreas como a desportiva, com a requalificação do Campo Polidesportivo do Crasto, no valor de 137 mil euros.

Este pacote inclui ainda a promoção da eficiência energética no Conjunto Habitacional de Crasto II, num total superior a 870 mil euros, sendo que este projeto foi alvo de uma candidatura a fundos comunitários.

Marco Martins também destacou as obras na escola EB 2,3 local e a requalificação urbana do Largo de S. Brás, sendo que para este segundo item o valor de investimento está próximo de meio milhão de euros.

No total, vão ser investidos 5,2 milhões de euros em Baguim do Monte.

“Com este investimento é impossível não ficar satisfeito”
Quem o diz é Francisco Laranjeira, presidente da Junta de Baguim do Monte, um homem satisfeito por estes dias, após o anúncio de Marco Martins, que irá brindar a freguesia com o maior investimento municipal de que há memória.

“Com este investimento é impossível não ficar satisfeito. Estão a ser cumpridas as promessas da campanha eleitoral e fico contente que assim seja. Contudo, não parar de fazer o meu trabalho nem ficar de braços cruzados”, admite o autarca.

O presidente da Junta local escolhe a requalificação do Largo de São Brás como a principal necessidade da freguesia, sem esquecer a importância da requalificação da Rua D. António Castro Meireles e a construção do percurso da Via Estruturante Norte-Sul (pedonal e ciclável).

Investimento privado garante 40 novos empregos
A par do investimento municipal foi também anunciado um investimento privado que irá garantir 40 novos empregos na freguesia, na Rua da Carreira, junto ao centro de saúde e centro escolar de Baguim do Monte. 

Principais investimentos em Baguim
1 – Percurso da Via Estruturante – 1.934.677 euros
2 – Promoção da Eficiência Energética nos Bairros Sociais – 877.258 euros
3 – Requalificação da Escola Básica de Frei Manuel de Santa Inês – 672.019 euros

, , , , , ,