Caminhada pela Filipa angariou 1200 euros

Filipa Jesus (ao centro) com pais, familiares e amigos / Foto: Pedro Santos Ferreira

Filipa Jesus (ao centro) com pais, familiares e amigos / Foto: Pedro Santos Ferreira

Filipa Jesus, 21 anos, está em reabilitação de uma tetra paresia, após ter sofrido dois AVC em meio ano. A necessidade de fisioterapia intensiva juntou centenas de pessoas no dia 6 de novembro, em Fânzeres.

A “Caminhada Solidária – Juntos pela Filipa” uniu centenas de pessoas em Fânzeres, junto ao terminal do metro. No total, a iniciativa contou com a adesão de 600 pessoas que angariaram 1200 euros para apoiar as despesas de fisioterapia da jovem gondomarense.

“A Filipa teve um primeiro AVC aos 17 anos, em 2012. Recuperou bem e ficou sem sequelas, mas seis meses depois, em 2013, teve um segundo AVC que a deixou em coma 42 dias. Ao fim desse tempo acordou sem falar. Hoje a Filipa come, fala, escreve e só falta caminhar”, recorda Maria Oliveira, mãe de Filipa Jesus.

Segundo a progenitora, o valor angariado pela caminhada reverterá a favor das sessões diárias de fisioterapia intensiva, necessárias para dar continuidade à “evolução muito positiva” da Filipa.

Para Fernanda Sousa, tia da Filipa, “os tratamentos têm resultado em diversas melhorias, apesar da reabilitação muito dificultada”. Contudo, refere, “a prioridade é continuar a apostar na fisioterapia diária”.

“A Guerreira”, como é conhecida entre os amigos, concluiu o 12.º ano no último ano letivo e espera agora ingressar no ensino superior.

, , , ,