Campeã europeia de karaté mora em Valbom

Ana Pinto

A jovem começou a praticar karaté aos 11 anos e dois anos depois tornou-se profissional no clube CKSPorto

Está em competição há apenas três anos, mas já conquistou a Europa com 16 anos. Ana Carina Pinto sagrou-se campeã europeia na vertente karaté-shotokan, após ter derrotado por 2-0 a adversária polaca, na final da competição que decorreu na Póvoa de Varzim, nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

Tem 16 anos, reside em Valbom, e já foi campeã europeia de karaté por equipas. Ana Carina Pinto fez parte da equipa de Portugal que derrotou a Polónia na final do ESKA-European Shotokan Karaté-Do Championship, por equipas. O combate estava empatado a 1-1, mas a atleta foi essencial ao derrotar a adversária polaca no combate decisivo, por 2-0. “O título europeu foi muito importante para mim, deu-me uma força para lutar pelos meus objetivos e para continuar a treinar e evoluir”, afirma Ana Pinto, em entrevista ao Vivacidade.
A jovem atleta que integrou a comitiva portuguesa, começou a praticar karaté aos 11 anos e dois anos depois tornou-se profissional no clube CKSPorto, que continua a representar. “Na época 2012/2013 sagrei-me vice-campeã regional e vice-campeã nacional”, recorda a karateca.
Segundo Ana Pinto, o próximo objetivo já está definido: “trabalhar para ser campeã nacional”. A atleta tem agora o sonho de sagrar-se campeã em Portugal, na vertente de combate que domina, o Kumité.

,