Campeões Mundiais de canoagem visitaram Gondomar

Canoagem

Carlos Flórido, jornalista do jornal “O Jogo”, moderou a conversa com os dois atletas

Emanuel Silva e João Ribeiro, campeões do mundo de canoagem na categoria K2 500m, estiveram no dia 5 de dezembro na iniciativa “Conversas com Gente Nova”, organizada pela Casa da Juventude de Gondomar. O diálogo moderado por Carlos Flórido, jornalista do jornal “O Jogo”, teve como tema “A (Nossa) Experiência de Representar Portugal”.

Dezenas de alunos da Escola Secundária de Gondomar e da Escola de São Pedro da Cova, estiveram presentes em mais uma iniciativa “Conversas com Gente Nova”, na Casa da Juventude de Gondomar. Desta vez os convidados foram Emanuel Silva e João Ribeiro, a dupla portuguesa de canoístas que conquistou no início de Setembro, em Duisburgo, na Alemanha, a medalha de ouro em K2 500m, fazendo história na canoagem portuguesa com o primeiro título mundial.
A conversa com os estudantes sob o tema “A (Nossa) Experiência de Representar Portugal”, foi moderada por Carlos Flórido, jornalista do jornal “O Jogo” que começou por questionar os atletas sobre as vitórias, os treinos e a competição ao mais alto nível.
Em resposta, Emanuel Silva, vencedor da medalha de prata dos jogos olímpicos de Londres 2012, em K-2 1000m, realçou a necessidade de “superar as condicionantes para depois se conseguir recompensas como ser o melhor do mundo”.
Quanto aos treinos, o atleta admitiu treinar em média “quatro a cinco horas por dia, 12 vezes por semana”, numa preparação que envolve natação, corrida e ciclismo. “Treinámos outras modalidades para melhorar a nossa”, admitiu Emanuel Silva.

Canoagem2

“Conversas com Gente Nova” é uma iniciativa organizada pela Casa da Juventude de Gondomar

Já João Ribeiro salientou a importância de “unir esforços para competir pela Seleção Nacionale conquistar medalhas para Portugal”. “É um sentimento único subir ao pódio e ouvir o hino português”, disse João Ribeiro, perante os 40 estudantes presentes na sala.
Terminada a conversa com Carlos Flórido, os atletas ficaram à disposição dos alunos que colocaram várias questões relacionadas com as viagens, as diferenças entre as medalhas olímpicas e mundiais e a rivalidade entre Emanuel Silva e João Ribeiro, que, em Portugal, representam o Sporting CP e o SL Benfica, respetivamente.

,