Carnaval levou gondomarenses à rua

Em Fânzeres, São Pedro da Cova, Rio Tinto e Baguim do Monte, os gondomarenses saíram à rua para festejar o Entrudo. Milhares de crianças, jovens e adultos mascararam-se a rigor e até houve tempo para os habituais Enterros do João.

O largo Júlio Dinis, em Fânzeres, foi ponto de encontro para o tradicional desfile das escolas e jardins de infância da freguesia. Cerca de 1200 crianças, acompanhadas pelos pais e professores, animaram as principais artérias de Fânzeres.
“A ideia foi dar continuidade a esta iniciativa que já é tradição. Este ano tivemos mais escolas a participar, o que é importante. Neste momento estamos a considerar a possibilidade de unir as duas freguesias [Fânzeres e São Pedro da Cova] num único cortejo”, disse Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
Em Baguim do Monte o cenário foi praticamente igual. Milhares de crianças nas ruas, alegraram a freguesia à sua passagem. Ninguém ficou alheio ao cortejo fardado a rigor, da Violetta ao Capitão América, do Zorro à Branca de Neve.
Por terras mineiras, em São Pedro da Cova, as viúvas choraram a despedida do João, enterrado com a dignidade que levou milhares de pessoas ao último cortejo do caixão, organizado pela Associação Vai Avante.
Na zona da Triana, o João também morreu e o Juventus da Triana Futebol Clube pôs as chuteiras de lado e apelou à população para vir à rua, dizer o último adeus ao falecido.
Certo é que não faltou animação no Carnaval em Gondomar.

, , , , ,