Cavalete em exposição até 28 de junho

Exposição Cavalete - junho 2017

A mostra ficará patente até ao dia 28 de junho / Foto: Pedro Santos Ferreira

A União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova inaugurou, no dia 22 de maio, a exposição “Cavalete de São Vicente”, na Junta de São Pedro da Cova.

A mostra comemorativa do 80.º aniversário da entrada em funcionamento a 100% do Cavalete do Poço de São Vicente está patente na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, até 28 de junho.

“Esta iniciativa faz uma retrospetiva histórica da construção e do impacto que este monumento teve na freguesia. Este é um elemento com grande poder simbólico, social e cultural em São Pedro da Cova”, afirmou Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Também José Fernando Moreira, vereador da Câmara de Gondomar, apontou a importância do “marco histórico da freguesia” e lembrou que o Município está “empenhado em dar voz a um projeto de reabilitação que existe desde 1997”. Contudo, o autarca não deixou de referir que a ideia “foi uma oportunidade perdida de tornar o antigo complexo mineiro num espaço museológico”.

A inauguração da mostra contou com a presença de dezenas de pessoas. À margem da iniciativa foi também lançado o boletim semestral do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, intitulado “O Mineiro”.

, , , ,