CDU denuncia risco de saúde na praia de Zebreiros

CDU em Zebreiros - junho 2018

A CDU esteve em Zebreiros para alertar para a falta de condições balneares / Foto: Pedro Santos Ferreira

A CDU Gondomar considera inaceitável a não existência de um plano com um conjunto de medidas corretivas e preventivas para a má qualidade da água de Zebreiros. Recorde-se que a praia perdeu a classificação de zona balnear.  

Face à má qualidade da água, o areal de Zebreiros não foi, este ano, classificado como zona balnear. A CDU, através dos seus vereadores, denunciou a situação na última reunião pública do executivo municipal e visitou, no dia 15 de junho, o areal e contestou a falta de informação do Município para a perda desta designação.

“Zebreiros é uma das zonas que perdeu a condição de zona balnear, graças a um episódio de poluição de 2017. A prática de banhos é hoje desaconselhada. O problema é que não se conhecem informações sobre esta condição e não existem medidas corretivas que a possam melhorar”, critica Daniel Vieira, vereador da CDU na Câmara de Gondomar.

De acordo com o autarca, “há descuido na manutenção do espaço” e um “silêncio ensurdecedor” do Município sobre a falta de condições de segurança para uma ida a banhos em Zebreiros.

O caso levou a deputada comunista Diana Ferreira a visitar o local, garantindo aos jornalistas que irá pedir uma audiência ao Governo, no sentido de viabilizar a abertura a banhos ainda durante este verão. 

Comunistas organizaram sessão de esclarecimento
No dia 16 de junho, a CDU realizou uma sessão de esclarecimento sobre as políticas públicas de habitação, gestão de habitação municipal e envolvimento dos moradores. A iniciativa organizada pelo vereador da Câmara de Gondomar, José António Pinto, contou com Carlos Rabaçal, vereador na Câmara de Setúbal, e Lino Paulo, do Gabinete das Autarquias Locais do PCP.

, , , ,