Centenas de pessoas participaram na 9ª Caminhada pelo Rio Tinto

A caminhada pelo rio Tinto celebrou a sua 9ª edição / Foto: Direitos Reservados

A caminhada pelo rio Tinto celebrou a sua 9ª edição / Foto: Direitos Reservados

No dia 17 de abril realizou-se a 9ª Caminhada pelo Rio Tinto, organizada pelo Movimento em Defesa do Rio Tinto (MOVE). A iniciativa contou com a adesão de centenas de pessoas. 

Cidadãos de todas as idades uniram-se para percorrer as margens do rio Tinto num percurso traçado entre a cidade a que dá nome e a zona de Pêgo Negro, no Porto.

À semelhança do que já vem sendo hábito, a caminhada do MOVE foi um momento de comemoração do rio e das suas tradições. Os caminhantes tiveram a oportunidade de recordar, ficar a conhecer as potencialidades ecológicas do rio Tinto e o que resta do património arquitectónico associado ao rio, através do investigador e coordenador nacional do Projecto Rios, Pedro Teiga.

Segundo o MOVE, “com esta caminhada, fica mais uma vez demonstrado que o rio Tinto tem potencial ecológico e humano. A população já as (re)conhece e reclama o rio para si”, alerta o Movimento.

A entidade responsável pela organização da Caminhada pelo Rio Tinto continua, contudo, a reclamar a preservação do curso de água por “um caminho linear e transparente em prol de um rio despoluído, renaturalizado, com áreas verdes envolventes, amplas e que permitam espraiar as suas águas e o acesso da população à vida que se pretende que o rio tenha”.

Recorde-se que o MOVE completa este ano o seu 10.º aniversário.

, , , ,