Centro de Saúde para Baguim confirmado

Obras apontadas para dezembro

Nuno Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Nuno Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte / Foto: Ricardo Vieira Caldas

O projeto e o terreno já estão prontos e a obra deve começar em dezembro deste ano. O tão reivindicado Centro de Saúde para Baguim do Monte já está confirmado pela tutela e o Vivacidade foi tentar saber mais junto dos presidentes da Câmara e Junta de Freguesia.

Reclamado pelos baguinenses nos últimos anos, o Centro de Saúde vai finalmente avançar. O local é o esperado pela autarquia que já possuía um terreno para o efeito. A nova unidade vai nascer paredes-meias com o recém inaugurado Centro Escolar de Baguim do Monte na rua D. António Castro Meireles, uma das principais artérias da freguesia. A entrada para o edifício será, em princípio, pela rua da Carreira.

Em entrevista ao Vivacidade, o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, referiu que o concurso público deve ser lançado “ainda este ano”. “A garantia da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) é que o processo está numa fase avançada e está a ser preparada uma verba para lançar o concurso público ainda este ano”, afirma. Da parte da Câmara, “o trabalho está feito e o terreno está preparado”, garante Marco Martins que avança que “em princípio, a unidade da Venda Nova [que atualmente acolhe a maioria dos utentes de Baguim] irá encerrar”.

“O meu grande compromisso é a realização do Centro de Saúde em Baguim do Monte”

“Está confirmado o início da obra a partir do mês de dezembro”, revela satisfeito ao Vivacidade o presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Nuno Coelho. “O Governo, através da Comissão Parlamentar, já deu a informação e houve um deputado da CDU que nos informou do início da obra em dezembro. O projeto está feito e o terreno já foi inspecionado. Está tudo pronto para começar a obra. Queremos que o acesso não seja só feito pela rua da Carreira, mas também pela rua D. António Castro Meireles”, refere o autarca.

Terreno para a construção do Centro de Saúde / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Terreno para a construção do Centro de Saúde / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Em jeito de confissão, Nuno Coelho, não esconde que este projeto é o seu “grande compromisso” enquanto presidente de Junta para com os baguinenses. “Costumo dizer que o meu grande compromisso é a realização do Centro de Saúde em Baguim do Monte. Mantive-me na Junta de Freguesia, porque fiz esse compromisso. Espero que ao fim de 12 anos, esse desejo seja concretizado”, indica.

A obra virá substituir a Unidade de Saúde Familiar Lusíada, localizada na Venda Nova, em Rio Tinto, que atualmente serve a população de Baguim e Nuno Coelho deseja que esta tenha “todas as valências” necessárias para servir os baguinenses.

“Vai ser um Centro de Saúde mais pequeno do que aquele que existe em Rio Tinto e o edifício vai ter menos pisos mas a localização é a ideal. É uma zona central da freguesia, arejada e com bons acessos. Temos tudo para tornar este projeto num sucesso”, declara o autarca. Quanto a prazos, Nuno Coelho acrescenta: “Está prevista a uma duração de dois anos nesta obra. O meu desejo pessoal é ver a obra concluída, antes de terminar o meu mandato.” “Quando a obra estiver concluída toda a população de Baguim do Monte será convidada a vir receber assistência direta neste local”, conclui.

, , ,