Centro Social de Soutelo acolheu I Encontro do PRI de Rio Tinto

Centro Social de Soutelo recebeu I Encontro do PRI de Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

Centro Social de Soutelo recebeu I Encontro do PRI de Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

O I Encontro do Programa de Respostas Integradas de Rio Tinto realizou-se, a 15 de setembro, nas instalações do Centro Social de Soutelo. Divulgar à comunidade o trabalho das instituições sociais foi o objetivo do evento.

 O Centro Social de Soutelo organizou o I Encontro PRI de Rio Tinto que contou com a presença de representantes de várias entidades, entre elas a Câmara Municipal de Gondomar, as Juntas de Freguesia de Rio Tinto e Baguim do Monte, a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, o Centro Social de Soutelo, o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) do Porto, o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), a Unidade de Alcoologia do Norte e a Associação dos Albergues Noturnos do Porto.

Para José Ricardo, coordenador do Centro Social de Soutelo, o objetivo da conferência é “devolver os projetos à comunidade para que a mesma saiba o que fazemos diariamente”. “É preciso que a comunidade saiba o que é feito e que o critique. Temos que perceber se estamos a responder às necessidades ou não. Esse é o nosso objetivo”, esclarece o responsável.

O I Encontro PRI de Rio Tinto foi inaugurado com as declarações de Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Mira de Sousa, presidente da Assembleia Geral do Centro Social de Soutelo, José Goulão, diretor-geral do SICAD, e Adelino Ferreira, coordenador regional da DICAD – ARS Norte I.P.

“Nós estivemos um ano sem projetos de reinserção e todas as pessoas que eram apoiadas tiveram de ficar sozinhas e ainda não estavam preparadas para isso. Por isso, este trabalho tem de ser continuado e nós sabemos que muitas vezes os técnicos são as suas próprias muletas”, lamenta o coordenador do Centro Social de Soutelo ao Vivacidade.

, , ,