Centro Social de Soutelo inaugurou sala snoezelen

A sala snoezelen do Centro Social de Soutelo / Foto: Pedro Santos Ferreira

No dia 2 de outubro, o Centro Social de Soutelo inaugurou, no antigo Liceu Martim Fernandes, uma sala snoezelen. O equipamento vai servir os utentes desta IPSS e está aberto à comunidade.

A cidade de Rio Tinto ganhou, no início deste mês, um novo equipamento, inédito na freguesia, uma sala snoezelen. O espaço terapêutico foi inaugurado no antigo Liceu Martim Fernandes, fruto do trabalho do projeto “Sentir Gerações” e de uma parceria com a Fundação CEPSA, e ficará disponível para os utentes do Centro Social de Soutelo e da comunidade.

“Através da Fundação CEPSA conseguimos concretizar a inauguração desta sala, com uma terapia inovadora, que não se destina apenas a tratar pessoas com deficiência. Além disso, importa recordar que esta intervenção pode ser feita aqui ou no domicílio”, disse Sandra Felgueiras, presidente da direção do Centro Social de Soutelo (CSS).

A mentora do projeto, Ana Lúcia Frutuoso, responsável pelo “Sentir Gerações” mostrou-se orgulhosa com a inauguração da sala snoezelen e lembrou que a terapia pode ser testada por crianças e idosos. “O objetivo passa por trabalhar o relaxamento, mas há outras competências, como a memória, entre outras, que também beneficiam com esta intervenção”, explicou a técnica do CSS.

A inauguração contou ainda com a presença de Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto. Em discurso, o autarca destacou o impacto da sala snoezelen na freguesia. “Tenho a certeza que todas as pessoas que usufruam deste espaço vão gostar deste serviço. Fico muito satisfeito por ver este projeto instalado na freguesia e dinamizado pelo CSS. Temos, cada vez mais, que ser uma cidade moderna e capaz de dar resposta aos mais diversos desafios”, acrescentou o presidente da Junta.

A sala snoezelen visa a estimulação sensorial, a promoção do relaxamento, o desenvolvimento de competências e a promoção de atividades lúdicas e de lazer. Refira-se que o equipamento contou com um financiamento de 12 mil euros.

, , , ,