Centros Escolares de Gondomar e Valbom inauguram Núcleos Fundação PT

Paulo Garcez e José António Macedo inauguraram os equipamentos / Foto: Pedro Santos Ferreira

Paulo Garcez e José António Macedo inauguraram os equipamentos / Foto: Pedro Santos Ferreira

Foram inaugurados a 1 de junho, no Centro Escolar de Gondomar e de Valbom, os Núcleos Fundação PT que permitem às Unidades de Multideficiência das escolas contar com novas tecnologias de comunicação e informação.

Computadores, tablets e soluções tecnológicas especiais passaram a estar ao dispor dos professores do ensino especial dos Centros Escolares de Gondomar e de Valbom, respetivamente.

A inauguração dos equipamentos decorreu no início do mês de junho e contou com a presença de Paulo Garcez, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento de Soluções Digitais da PT, que explicou a importância da criação dos núcleos com o objetivo de “colocar a tecnologia ao serviço da responsabilidade social e da inclusão social, escolar e profissional”. Segundo o próprio, os Centros Escolares passaram a contar com “tecnologias de acesso ao PC, telemóvel e tablet para cegos, deficientes motores e com atrasos no desenvolvimento cognitivo”.

“Queremos ser um parceiro tecnológico entre instituições de forma a criarmos uma sinergia de recursos, mas também de conhecimentos, sendo que as nossas áreas de atuação passam pela acessibilidade digital, educação, saúde e bem-estar”, sublinhou Paulo Garcez.

Ana Paula Barbosa, diretora do Agrupamento de Escolas de Valbom, e Esmeralda Pimenta, diretora do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, mostraram-se satisfeitas pela implementação do projeto nos respetivos Centros Escolares.

“Os equipamentos vão ajudar os nossos alunos a ter uma inclusão mais fácil, quer comunicacional quer social”, destacou Ana Paula Barbosa.

Por fim, José António Macedo, presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, sublinhou a importância de ajudar “quem mais necessita do nosso apoio”. “O nosso propósito é conseguir com que as crianças com necessidade educativas especiais tenham uma melhor aprendizagem e estejam em pé de igualdade com o resto da comunidade escolar”, salientou o autarca.

Em ambos os estabelecimentos de ensino, os convidados foram recebidos com atuações dos alunos das unidades de multideficiência, acompanhados de colegas de outros anos escolares.

Recorde-se que a inauguração dos Núcleos Fundação PT realizou-se no Dia Mundial da Criança.

, , ,