Cerimónia premeia vencedores das quadras populares a S. Pedro

30.º concurso das Quadras Populares ao S. Pedro / Direitos Reservados

30.º concurso das Quadras Populares ao S. Pedro / Direitos Reservados

No dia 29 de junho o S. Pedro foi o principal protagonista na entrega de prémios do 30.º concurso das Quadras Populares ao S. Pedro, promovido pela Junta de Freguesia e apoiado pelo comércio local.

A iniciativa, que teve lugar no auditório da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova, contou com alguns dos participantes do concurso, representantes do comércio local que patrocinou o concurso e representantes da Junta, incluindo o seu presidente, Daniel Vieira.

O concurso das Quadras Populares ao S. Pedro pretende distinguir, pela sua qualidade, as melhores quadras populares alusivas aos festejos de S. Pedro e ainda estimular e tornar visível o talento de autores na apresentação de trabalhos inéditos.

Apesar da dimensão local – que procura ser uma homenagem ao padroeiro da freguesia – as Quadras ao S. Pedro atingiram, este ano, o nível internacional, tendo havido algumas participações de outros países como, por exemplo, a África do Sul. Pelo terceiro ano consecutivo, a organização decidiu abrir o concurso a outro tipo de público, tendo criado a categoria “Sub18”.

“Mais uma vez esta iniciativa assumiu o seu papel de uma tradição desta freguesia e da cultura popular. Pelo número de participantes penso que estamos em condições de dizer que esta é uma ação com futuro”, disse ao Vivacidade Daniel Vieira. “Também na entrega de prémios pôde-se perceber a valorização deste concurso. Esta iniciativa há muito que ultrapassou as barreiras da freguesia e tivemos este ano concorrentes de todo o país e de outros países, inclusive da África do Sul”, acrescentou. O autarca agradeceu a “todos os comerciantes que, ano após ano, continuam a colaborar com as quadras populares, oferecendo prémios aos vencedores e um agradecimento especial ao Vivacidade que se assumiu como jornal oficial das quadras populares e que também muito contribuiu para a valorização deste concurso.” “No futuro tudo faremos para que esta iniciativa se possa enraizar nas gerações mais novas e nas escolas para procurar criar outros incentivos para esta camada da população”, finalizou.

, ,