Cidade de Rio Tinto homenageou Associação São Bento das Peras e Onofre Varela

22.º Aniversário Cidade de Rio Tinto - junho 2017

A Cidade de Rio Tinto atribuiu medalhas de mérito a Onofre Varela (à esq.) e Associação São Bento das Peras (à dir.) / Foto: Direitos Reservados

As comemorações do 22.º aniversário da elevação de Rio Tinto a Cidade arrancaram a 9 de junho e prolongam-se até ao dia 1 de julho. Este ano o reconhecimento de mérito foi atribuído à Associação São Bento das Peras e ao artista multifacetado Onofre Varela.  

À semelhança das últimas edições, a Cidade de Rio Tinto voltou a atribuir medalhas de mérito na sessão solene do aniversário da elevação a Cidade. Este ano foi distinguida a Associação São Bento das Peras, a instituição mais antiga de Rio Tinto, com 126 anos de história, e Onofre Varela, ilustrador, cartoonista, pintor, escritor e ator que habita em Baguim do Monte.

Ao Vivacidade, Cláudio Melo, presidente da direção da Associação São Bento das Peras, mostra-se orgulhoso com o reconhecimento prestado pela Cidade de Rio Tinto. “Foi uma surpresa receber esta distinção. Não trabalhamos a pensar nestes prémios, mas as gratificações sabem sempre bem. Este é, acima de tudo, um reconhecimento prestado a todos os que desempenham e desempenharam funções nesta casa”, disse o dirigente associativo.

Também Onofre Varela mostrou-se satisfeito com a atribuição da medalha de mérito, afirmando que recebeu a distinção “com agrado”. “É sinal de reconhecimento, não só de uma vida de trabalho, mas também da minha disponibilidade para colaborar com esta cidade nas áreas do desenho, da pintura e do teatro. E é bom que este reconhecimento me chegue em vida, porque habitualmente as homenagens são póstumas, o que é uma grande chatice para o homenageado”, comenta com humor à mistura.

A sessão solene teve lugar no Centro Escolar de Baguim do Monte, tendo sucedido a outras iniciativas tradicionais como a exposição conjunta de artistas de Rio Tinto e Baguim do Monte, a sessão solene do Dia de Portugal, o Encontro de Tradições, o jogo de futebol entre autarcas de ambas as freguesias e o Encontro de Bandas. A encerrar o programa deste ano será apresentada a Monografia de Baguim do Monte, no dia 1 de julho, pelas 15h, no Centro Social e Paroquial de Baguim do Monte.

Recorde-se que as iniciativas comemorativas são organizadas pela Junta de Freguesia de Rio Tinto e Junta de Freguesia de Baguim do Monte.

Autarcas mostram-se “unidos por Rio Tinto”
Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto, e Nuno Coelho, presidente da Junta de Baguim do Monte, confessam-se “unidos pelo título de cidade”. Ambos consideram que a elevação a cidade, em 1995, “fortaleceu a ligação entre os territórios, acabando com as eventuais disputas que a divisão tinha causado”.

, , , ,