CINDOR recebeu 1.º Seminário da Rede Gondomar Qualifica

1ª Seminário Rede Gondomar Qualifica - maio 2018

O 1.º Seminário da Rede Gondomar Qualifica realizou-se no auditório do CINDOR / Foto: Pedro Santos Ferreira

No dia 24 de abril, o auditório do CINDOR recebeu o 1.º Seminário da Rede Gondomar Qualifica. O encontro esteve subordinado ao tema “Nos caminhos da qualificação e da empregabilidade”.

O secretário de Estado da Educação, João Costa, foi o convidado de honra do 1.º Seminário da Rede Gondomar Qualifica. O representante do Governo marcou presença na sessão inaugural da iniciativa e realçou “a vaidade que têm no setor educativo de Gondomar”. “Tenho aprendido muito com os exemplos das vossas escolas”, sublinhou João Costa, antes de apontar à lógica de “construção conjunta” latente à iniciativa.

No auditório do CINDOR, juntaram-se os representantes das entidades inseridas na Rede Gondomar Qualifica. Durante o dia, foram lançados diversos debates sobre a qualificação e a empregabilidade, tema agregador do seminário.

“Hoje é um dia feliz para a Educação, em Gondomar. Está é a coroa da nossa glória do nosso concelho. Esta rede surgiu da vontade genuína de todos os que nela estão envolvidos. É, por isso, uma excelente forma de celebrar o 25 de Abril de 1974”, disse Aurora Vieira, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Gondomar.

O início do seminário ficou marcado pela assinatura de uma carta de compromisso de todas as entidades envolvidas no projeto, estando associados o Município de Gondomar e o Estado português.

Seguiram-se vários painéis de discussão, desde o papel da aprendizagem ao longo da vida, aos desafios da educação-formação de jovens e adultos, passando pelo desafio e papel dos Centros Qualifica no panorama atual, entre outros temas.

O 1.º Seminário da Rede Gondomar Qualifica contou ainda com a presença de António Leite, delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A Rede Gondomar Qualifica é uma iniciativa pioneira a nível nacional. Constituída pelos quatro Centros Qualifica do concelho de Gondomar – CINDOR, Agrupamento de Escolas de Valbom, Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar e Escola Profissional de Gondomar -, pelo Centro de Emprego de Gondomar e pela Câmara Municipal de Gondomar. O projeto foi formalizado a 30 de janeiro.