Clube Ornitológico de Gondomar cancelou Ornishow 2018

Em 2016, o Ornishow teve lugar no Pavilhão de Covelo / Foto: Arquivo Vivacidade

Após 23 edições consecutivas, o Clube Ornitológico de Gondomar decidiu suspender o Ornishow, uma das maiores exposições ornitológicas do país, por falta de condições para a realização do evento.

O Clube Ornitológico de Gondomar e o Município de Gondomar não chegaram a um entendimento para a realização do Ornishow Internacional COM do Douro, evento anual dedicado à ornitologia.

Ao que o Vivacidade apurou, o Clube Ornitológico de Gondomar (COG) pretendia realizar o evento no Pavilhão Multiusos, à semelhança da anterior edição, mas tal não foi possível por indicação do Município, que prontamente disponibilizou o Pavilhão Municipal de Covelo para o efeito.

Contudo, o COG mostrou-se irredutível e alegou que o recinto sugerido pela autarquia não reunia as condições mínimas à organização do evento “devido à elevada humidade e temperatura demasiado baixa, que resultou numa taxa de mortalidade elevada de aves na última edição realizada nesse espaço”, referindo-se, em comunicado, à edição de 2016.

“Vai desaparecer um evento histórico de um clube que está sediado em Gondomar há 27 anos. Este [Ornishow] é o nosso foco principal durante um ano inteiro e é o maior evento que se realiza em Portugal dedicado à ornitologia. Somos uma organização com chancela internacional e certamente vamos perder essa distinção que tanto nos custou a alcançar. Lamentamos a falta de sensibilidade do Município para este evento. Há má vontade para com a nossa coletividade”, alega Amílcar Correia, presidente da direção do COG. Insatisfeita com a “decisão irredutível do Município”, a direção do COG emitiu uma nota pública onde informa que, “apesar das consequências desportivas e financeiras, o Ornishow 2018 não se realizará”.

Ao nosso jornal, Amílcar Correia garante que ainda tentou sugerir que o evento se mudasse para o Gondomar Gold Park, mas também aí recebeu uma resposta negativa da Câmara Municipal, que alegou que aquele espaço não terá sido concebido para este tipo de eventos. “No próximo ano, em último caso, vamos ter as instalações da Federação à nossa disposição [na Póvoa de Varzim], mas somos de Gondomar e gostamos muito da nossa casa”, critica o dirigente associativo.

O COG conta com cerca de 400 sócios nas suas fileiras. Em 2017, o Ornishow trouxe mais de 3500 aves ao Multiusos de Gondomar. O Vivacidade informa que até ao fecho desta edição a vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Gondomar, Sandra Almeida, mostrou-se indisponível para responder às nossas questões.

, , , , , ,