Concertos de Reis cumprem tradição e dão boas-vindas ao Ano Novo

Orfeão de Rio Tinto - janeiro 2019

O Orfeão de Rio Tinto atuou na Igreja Matriz da freguesia / Foto: Pedro Santos Ferreira

Um pouco por todo o concelho cumpriu-se a tradição de dar as boas-vindas ao Ano Novo através da música. No Vivacidade, destacamos os concertos protagonizados pela Banda Musical de Gondomar, Banda Musical de São Pedro da Cova e Orfeão de Rio Tinto. 

Com a entrada de 2019, Gondomar foi anfitrião de vários concertos de Ano Novo, protagonizados por várias coletividades do concelho.

A primeira a subir ao palco foi a Banda Musical de Gondomar, sob a orientação do maestro Luís Carvalhoso. A banda centenária atuou perante uma casa lotada, no Auditório Municipal de Gondomar, ao estilho da melhor tradição da Europa Central.

O concerto contou com a apresentação de árias de ópera e zarzuela, tais como “Rigoletto”, “As bodas de Figaro, “O Barbeiro de Sevilha” e “A Viúva Alegre”, entre outros temas.

A apresentação da iniciativa esteve a cargo de Nuno Jacinto e as interpretações de voz foram da responsabilidade de Ana Maria Pinto e José Corvelo.

No mesmo dia, no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, a igualmente centenária Banda Musical de São Pedro da Cova, também subiu ao palco para dar música aos sampedrenses, sob a orientação do maestro António Ventura.

O concerto, integrado na mais recente edição do Festival de Música da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova contou com um auditório lotado. Do repertório constaram temas de Afonso Alves, Cesarini, Jacob de Haan e a tradicional marcha “Os Mineiros”.

Por sua vez, em Rio Tinto, no dia 5 de janeiro, o Orfeão de Rio Tinto (ORT) também organizou um Concerto de Reis, na Igreja Matriz da freguesia. A iniciativa contou com a participação dos três grupos desta coletividade: Orfeão, Coral Juvenil do ORT e o Grupo de Música Popular “Os Lamirés”.

O evento ganhou outro encanto por estar associado à apresentação do CD “25 Anos do ORT”. Foi também apresentado, pela primeira vez, o “Hino do Orfeão”, com letra de Fina D’Armada e música de Fernando Lapa.

O Concerto de Reis de Rio Tinto contou com os apoios da Câmara de Gondomar, Junta de Rio Tinto e Paróquia de Rio Tinto.

Por último, no dia 13 de janeiro, a Banda Musical de São Pedro da Cova voltou a protagonizar novo concerto de Ano Novo, desta vez no Auditório Municipal de Gondomar. A iniciativa ficou igualmente marcada pela entrega de prémios do Concurso de Presépios da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar, sendo o prémio máximo, intitulado “Professora Alzira Braga”, atribuído à Obra do Grupo Missionário Paroquial de Gondomar – Paróquia de S. Cosme.

, , , , , , ,