Conferência ambiental uniu Gondomar a Espiye

Conferência Ambiental - junho 2019

A conferência ambiental teve lugar na Escola Secundária de Gondomar / Foto: Direitos Reservados

Cerca de 200 pessoas participaram, no final do mês passado, na Conferência Ambiental – “Desafios e realidades para uma Economia Circular” realizada, no âmbito do Projeto Europeu GForce – Green Schools For Circular Economy, na Escola Secundária de Gondomar.

Reduzir, reutilizar e reciclar foram as palavras que estiveram no centro deste encontro que juntou no mesmo espaço entidades portuguesas locais e municipais, comunidade escolar e os representantes do município turco de Espiye que têm vindo a implementar na sua região as boas práticas ambientais realizadas no nosso País.

Práticas, essas, visíveis ao nívelda Economia Verde e do projeto ECO-Escolas, do qual a Escola Secundária de Gondomar faz parte, e cujos alunos deram a conhecer o projeto que estão a desenvolver, inserido no Orçamento Participativo Verde.

Na sua intervenção, José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar, lembrou que o Ambiente “é uma forte aposta deste Executivo que tem desenvolvido vários projetos para sensibilizar e consciencializar os cidadãos de que são necessárias mudanças urgentes nesta matéria”.

Também António Braz, presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, sublinhou a importância de mudar “os padrões da nossa sociedade, mas também no mundo”, acrescentando que “parcerias como a que temos com a Turquia são importantes para ajudar a implementar nesse país o que de bom fazemos ao nível local e nacional para minimizar as agressões causadas contra o meio ambiente”.

O encontro contou ainda com um debate, moderado por Bernardino Guimarães, e que juntou à mesma mesa Diana Nicolau (Lipor), Ana Carvalho (Centro de Educação Ambiental), José Marques (Campo Aberto) e Nuno Correia (projeto eco-escolas – Campanha bandeira verde).

, , , ,