Confraria do Caldo de Nabos de Gondomar quer defender iguaria gondomarense

Confraria Caldo de Nabos - março 2017

Cidália Santos, Fernando Duarte e José Augusto Moura são alguns dos fundadores da Confraria / Foto: Pedro Santos Ferreira

Está criada a Confraria do Caldo de Nabos de Gondomar. A irmandade reúne, atualmente, 15 personalidades que irão defender e divulgar a fruição desta iguaria típica de Gondomar.

Promover e divulgar a gastronomia regional com principal incidência no caldo de nabos. Será esta a missão da Confraria do Caldo de Nabos de Gondomar, uma associação sem fins lucrativos que irá atuar no Município de Gondomar.

A ideia, explica Fernando Duarte, presidente da Associação Vai Avante, “vinha sendo adiada de ano para ano”, mas ganhou forma em janeiro, quando um grupo de gondomarenses resolveu unir-se para “criar uma confraria em defesa do caldo de nabos”. “Sabíamos que não existia uma confraria gastronómica deste género e queríamos proteger este prato típico de Gondomar”, afirma o dirigente associativo.

Assim, a Confraria propõe “manter a qualidade do caldo de nabos”, através da definição da qualidade da matéria-prima, meios e técnicas de confecção, bem como “promover a sua implantação e certificação” no concelho de Gondomar.

“Neste momento estamos a fazer uma recolha porta a porta da receita típica do caldo de nabos. Temos falado com pessoas que preservam a tradição e, concluída essa fase, vamos definir a receita. O caldo de nabos faz parte da história do concelho e nós queremos ser o garante desse prato”, aponta Cidália Santos, fundadora da Confraria.

A irmandade gastronómica não exclui a hipótese de realizar um festival gastronómico dedicado ao caldo de nabos, com um concurso e prova cega, numa fase posterior. “O interesse passa por criar um festival gastronómico que desafie os restaurantes do concelho a confecionar o melhor caldo de nabos, de acordo com a receita definida pela confraria”, refere José Augusto Moura.

A cerimónia capitular, que irá definir os órgãos sociais da irmandade, deverá realizar-se nas Festas do Concelho 2017, altura em que a receita oficial do caldo de nabos será divulgada.

Fundadores da Confraria do Caldo de Nabos de Gondomar:
António Fidalgo
Arménio Martins
Cidália Santos
Cristina Castro
Fernando Duarte
Francisco Laranjeira
Isabel Santos
Joaquim Castro Neves
José Augusto Moura
Júlio Rodrigues
Lídia Araújo
Manuel Pinto
Mário Gonçalves
Nuno Coelho
Zara de Sousa

, ,