Congresso de Emergência Pré-hospitalar juntou 250 participantes

Congresso Internacional Emergência Pré-hospitalar - março 2017

O congresso realizou-se no Auditório Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

O 1.º Congresso Internacional de Emergência Pré-Hospitalar realizou-se no dia 11 de março, no Auditório Municipal de Gondomar. A iniciativa contou com 250 participantes. 

“O Estado da Arte na Europa” foi o tema orientador do 1.º Congresso Internacional de Emergência Pré-Hospitalar, iniciativa organizada pelos Bombeiros Voluntários de Gondomar (BVG). O colóquio juntou profissionais de diversas corporações de bombeiros, INEM, entre outras entidades de socorro.

“Surgiram muitos incentivos à Comissão Organizadora para a organização de uma segunda edição deste evento. Os participantes vieram de corpos de bombeiros e outras instituições que prestam cuidados pré-hospitalares, desde Valença até Lisboa, assim como alguns participantes espanhóis”, disse Mário Branco, oficial de bombeiro de 2ª, dos BVG.

O principal objetivo do congresso prendeu-se com a troca de experiências sobre as diferentes formas de atuação internacionais na área pré-hospitalar. “Esta troca de experiências permitiu aos participantes conhecer outras realidades, além de perceber em que pontos podemos melhorar a nossa prestação de socorro pré-hospitalar”, acrescenta o organizador.

À margem do colóquio, realizaram-se também cursos ITLS (International Trauma Life Support), nos dias 9 e 10 de março, que tiveram cerca de 30 inscritos.

De acordo com Mário Branco, o Congresso Internacional de Emergência Pré-Hospitalar poderá regressar a Gondomar “dentro de três a quatro anos”.

, , , ,