Conselho Eco-Escola apresentou plano de ação para 2016

Conselho Eco-Escola 2015

O conselho debateu o plano de ação / Foto: Pedro Santos Ferreira

O Conselho Eco-Escola do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3 reuniu-se, a 3 de dezembro, na Secundária de Rio Tinto, para a apresentação do plano de ação para o próximo ano e entrega e hasteamento das bandeiras eco-escolas.

O encontro do Conselho Eco-Escola – organização dedicada ao ambiente que une as instituições do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3 (ver caixa) – fez-se representar no auditório da Secundária de Rio Tinto para divulgar os resultados dos inquéritos realizados à comunidade escolar, no âmbito da auditoria ambiental no ano letivo 2015/2016. O evento ficou também marcado pela discussão sobre o plano de ação das escolas representadas para 2016 e pela habitual entrega e hasteamento das bandeiras Eco-escolas.

Alunos apresentaram metas para o próximo ano

Os alunos das instituições representadas foram os porta-vozes dos objetivos delineados por cada escola para o próximo ano. “A nossa escola compromete-se a implementar a política da reciclagem, reutilizar e reduzir. Na nossa escola não desperdiçamos a água e vamos implementar a agricultura biológica”, referiu Inês Moreira, da Escola Básica e Jardim de Infância do Seixo.

Já a aluna Sofia Chen, do Centro Escolar de Baguim do Monte, apontou como principais objetivos para 2016 a reutilização de matérias “através da compostagem e separação de resíduos”. “Temos também uma horta onde podemos cultivar plantas”, destacou a estudante.

“Vamos apresentar um projeto para nos tornarmos uma autarquia sustentável”

A reunião do Conselho Eco-Escola contou ainda com a presença de Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto, e Daniel Vieira, presidente da Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. Em discurso, o autarca riotintense congratulou a iniciativa do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto e destacou a taxa de sucesso da freguesia. “Em Rio Tinto temos 21 escolas públicas e todas têm bandeiras verdes da Eco-Escola”, disse Nuno Fonseca.

O presidente da Junta de Rio Tinto deixou ainda expressa a vontade de implementar “no início do próximo ano” um projeto para a redução dos consumos energéticos da autarquia. “Vamos apresentar um projeto para nos tornarmos uma autarquia sustentável e definir objetivos para reduzirmos o consumo dos recursos energéticos. Queremos que Rio Tinto seja um exemplo ambiental”, concluiu o autarca.

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3:

Escola Secundária de Rio Tinto
Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês
Centro Escolar de Baguim do Monte
Escola Básica de Vale de Ferreiros
Escola Básica e Jardim de Infância do Seixo
Jardim de Infância de Baguim do Monte
Jardim de Infância do Baixinho
Jardim de Infância do Castro
Jardim de Infância de Entre Cancelas

, , , ,