Corrida da República marcada para 30 de setembro

O dia 30 de setembro recebe a 5ª Corrida da República / Foto: Direitos Reservados

A 5ª Corrida da República vai realizar-se a 30 de setembro, com partida junto ao Largo do Mosteiro, em Rio Tinto. A organização é da EventSport e Junta de Freguesia de Rio Tinto.  

Pelo quinto ano consecutivo, Rio Tinto vai receber uma prova desportiva que visa assinalar a Implantação da República a correr. No total, são 10 quilómetros em passo acelerado ou cinco a caminhar que terão como fundo as paisagens urbanísticas da Avenida da Conduta.

A prova, intitulada Corrida da República, é organizada pela EventSport e Junta de Freguesia de Rio Tinto, e pretende aliar a prática desportiva à referência histórica.

“A República é a simbologia máxima de uma democracia e é também isso que queremos promover neste dia. Felizmente, a cidade de Rio Tinto tem respondido ao desafio”, afirma Carlos Ferreira, da EventSport.

De acordo com o organizador, o objetivo desta edição passa por reforçar a presença de participantes na caminhada, “porque em Gondomar as pessoas não estão tão predispostas para participar nesta categoria das provas”. Contudo, as atenções vão para a corrida, que tem despertado interesse pela dificuldade do percurso traçado entre o Largo do Mosteiro e a rotunda do Centro Ciclista de Gondomar.

“Esta corrida já é vista com algum carisma, por ser citadina e por ligar Rio Tinto ao centro de Gondomar, em São Cosme. É com alguma satisfação que no final da prova as pessoas mostram-se admiradas com a dificuldade do circuito”, reitera Carlos Ferreira.

Para Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto, a Corrida da República é uma “aposta ganha” para a freguesia. “Até agora temos tido um crescimento no número de inscritos e é uma prova urbana que já faz parte do nosso programa de atividades. Uma das suas maiores virtudes é que tem fidelizado atletas e isso é fruto da excelência do percurso e da organização, que está sempre atenta aos pormenores”, faz notar o autarca, que considera a prova “a maior referência desportiva da cidade”.

Para os vencedores haverão prémios dos diferentes patrocinadores da corrida e os tradicionais troféus com o logótipo oficial da Corrida da República. Até 17 de setembro os custos de inscrição correspondem a cinco euros para a caminhada e oito euros para a corrida. Após esse período a inscrição na prova tem um custo acrescido.

Entrega dos kits realiza-se na Renault Gondomar
A entrega dos kits de prova vai realizar-se entre os dias 27 e 29 de setembro, na Renault Gondomar, em Valbom.

, , , ,