Cristiana Viana: “Quero mostrar o que Gondomar e Portugal têm de bom”

Cristiana Viana - Miss Portuguesa 2016 - setembro 2016

Cristiana Viana é a nova Miss Portuguesa / Foto: Direitos Reservados

Cristiana Viana, 18 anos, natural de Medas e residente em Valbom, foi eleita Miss Portuguesa 2016 a 30 de julho, após ter-se sagrado Miss Gondomar no final de maio. 

Foi eleita Miss Gondomar, em maio, no Multiusos de Gondomar. Que significado teve esta eleição após 21 anos de interregno deste concurso em Gondomar?
É uma honra e um sonho poder representar a terra que me viu crescer. 

Já tinha tido experiências anteriores no mundo da moda?
Sim, inclusive em Gondomar. Participei em vários desfiles e sessões fotográficas.

Quando venceu a prova de Gondomar imaginou vencer o concurso nacional?
A minha principal preocupação sempre foi representar Gondomar o melhor possível. Acreditava que podia alcançar um bom lugar, merecedor do meu esforço e trabalho, sem nunca esquecer que as outras finalistas estavam igualmente bem preparadas e motivadas para conseguir o título.

O que representou para si vencer o concurso Miss Portuguesa?
Ter vencido o Miss Portuguesa foi uma grande prova de que o esforço é sempre recompensado. Trabalhei muito para atingir os melhores resultados possíveis e a vitória é sem dúvida um grande sonho tornado realidade. 

Em novembro inicia a representação de Portugal no concurso Miss Mundo. O que espera alcançar e dar a conhecer?
Estou em preparação nas várias categorias que estarão a concurso e irei dar o meu melhor para conseguir levar o nome de Portugal o mais longe possível, não esquecendo que estarão 120 candidatas a fazer exatamente o mesmo pelos seus respetivos países. 

Vai também representar o país nos restantes concursos do Grand Slam. Que mensagem quer passar de Gondomar e de Portugal?
Quero mostrar o que Gondomar e Portugal têm de bom. Quero reforçar através da minha participação que Portugal tem um povo acolhedor, criativo, talentoso e trabalhador. 

Estas representações são também uma responsabilidade extra para a Miss Portuguesa 2016?
Sim claro, ir ao estrangeiro representar o nosso país é algo que exige uma enorme preparação e dedicação. De realçar que o papel da Miss Portuguesa não é somente a nível de concursos, nós somos frequentemente convidados a apoiar causas no âmbito da “Beleza por uma causa” e também marcas e países.

Como é que se prepara para os desfiles e provas de conhecimento?
Temos que desenvolver um trabalho contínuo de atenção ao mundo que nos rodeia nos mais variados aspetos, assim como nas áreas mais especificas dos cuidados físicos, preparação emocional, técnicas de postura, falar em público, entre muitas outras. Ser bonita não basta, afinal estamos a dar a imagem pelas mulheres portuguesas e por uma nova geração.

Tem algum cuidado extra com a sua imagem?
A minha maior preocupação é ter uma alimentação equilibrada e fazer exercício físico com regularidade porque acredito que a beleza vem muito de dentro para fora. Se nos mantivermos saudáveis a nossa pele, o cabelo e as unhas refletem isso mesmo, para além que a nossa confiança para enfrentar as situações inesperadas e de maior exigência é maior.

Quer deixar alguma mensagem para as jovens que se sintam inspiradas pelo seu percurso?
Sim, sigam sempre os vossos sonhos, nunca desistam. Lutem por aquilo que querem porque com muito trabalho e dedicação tudo se pode conseguir. Façam escolhas com conhecimento e não por facilidade de atingirem fins.

, ,