Dancingstar – Associação Valboense de Dança aposta em novas modalidades

Dancingstar - fevereiro 2019

Vadim Potapov e Maria João Correia na Dancingstar / Foto: Joana Aleixo

Ao longo do último ano, a associação valboense de dança Dancingstar expandiu o seu leque de modalidades graças à nova aposta em diferentes áreas artísticas.

Apesar de ser uma associação dedicada às danças urbanas, no último ano a Dancingstar fez uma aposta crescente em diversas modalidades que se distanciam do mundo da dança mas que Maria João Correia, presidente da associação, afirma “serem atividades que complementam na perfeição a dança, visto serem disciplinas onde se trabalham a autoestima, o corpo e o espaço”.

Foi com a abertura do atelier de Expressão Dramática que se levou mais uma vez o nome desta coletividade a outro patamar, com a sua participação no Encontro Luso-Galaico que se realizou na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A presidente, mais conhecida por “Ju”, acredita que “os pais devem apostar nesta vertente porque é quando as crianças conseguem sonhar e ser aquilo que no dia a dia não são”.

Com gosto pela área desde cedo, Paula Guimarães, uma das monitoras do atelier, revela que desde cedo sonhou com este projeto, “uma ideia onde as crianças fossem felizes”. A estudante de Educação relembra ao nosso jornal, que a participação nas aulas de Expressão Dramática é bastante enriquecedora para as crianças principalmente no “desenvolvimento de inteligências múltiplas que não são trabalhadas nas escolas”.

Já a abertura das aulas de Ritmos, segundo Maria João, “tem como objetivo fomentar a saúde física e mental”. Com uma carreira de excelência, Vadim Potapov foi recebido pelas Dacingstar para lecionar o novo estilo de aula. Professor, dançarino, coreógrafo, participante em vários programas televisivos e campeão nacional de danças de salão por cinco vezes consecutivas, Vadim reconhece a dificuldade de se ser dançarino em Portugal e afirma que neste momento a sua prioridade é “ser professor a tempo inteiro e dançarino em alguns grupos”.

A aula Ritmos centra-se num estilo de aula fitness, conforme explica o professor: “comecei a criar o meu estilo de aula, onde se repete bastante os movimentos, mas sempre a dançar”. Para este género de aula é igualmente importante a escolha de músicas mais comerciais e ritmadas.

A Dancingstar – Associação Valboense de Dança foi fundada em 2008. Desde então começou a ganhar maior reconhecimento, sobretudo após a cedência da antiga Escola da Giesta, junto à Escola Secundária de Valbom.

Leonor Pinto, aluna de Expressão Dramática, aprova a nova modalidade
“Esta experiência no atelier de expressão dramática está a ser inesquecível. Entrei apenas para experimentar e agora posso dizer que para mim o teatro é uma família.”

, , , ,