Delegação de Gondomar da Cruz Vermelha dispõe de novo serviço de psicologia

Eye Movement Desensitization

O novo serviço já está disponível na delegação de Gondomar / Foto: DR

A Delegação de Gondomar da Cruz Vermelha Portuguesa (DGCVP) dispõe de um novo serviço agregado ao gabinete de psicologia. O Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) é o novo método da DGCVP.

O novo método da DGCVP trata-se de uma técnica de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, que promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

Assim, o EMDR procura recriar o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase Rapid Eye Movement (REM) e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores.

O método psicoterapêutico tem eficácia comprovada por vários estudos científicos que avaliam os resultados como “duradouros e a longo prazo”.

Casos em que a terapia poderá ser aplicada:
– PTSD/TEPT – Traumas e stress-pós-traumático, como por exemplo, resultante de abusos sexuais ou violação, assaltos, violência, sequelas de guerra e de desastres naturais, etc.
– Dor Crónica
– Luto e depressão
– Fobias e perturbação de pânico
– Dependência química e adições
– Instalação de recursos positivos
– Melhoria nos desempenhos

, , , ,