Dia do Guarda-Redes reuniu 40 atletas no Estrelas de Fânzeres

Dia do Guarda-Redes / Direitos Reservados

Dia do Guarda-Redes / Direitos Reservados

O Estrelas Futebol Clube de Fânzeres organizou, a 20 de junho, uma iniciativa inteiramente dedicada aos guarda-redes. António Filipe, jogador do Paços de Ferreira na época passada, foi o convidado de honra.

Cerca de 40 atletas participaram na iniciativa Dia do Guarda-Redes, organizada pelo Estrelas FC de Fânzeres, no campo fanzerense. A ideia partiu de Carlos Leite, treinador de guarda-redes do clube, que a meio da época passada aceitou o desafio lançado pelo coordenador da formação do Estrelas de Fânzeres.

“Passei a coordenar o treino dos guarda-redes do clube até aos sub-17 e vim a assumir essa função na equipa sub-19 e sénior. A ideia de realizar esta iniciativa foi surgindo aos poucos”, explica ao Vivacidade.

Assim, a 20 de junho concretizou-se a ideia  que contou com a adesão de atletas do clube, do concelho e do distrito do Porto. O guarda-redes gondomarense António Filipe, que representou os pacenses em 2014/2015, foi convidado a dar conselhos aos jovens atletas.

“O objetivo de realizar este evento especificamente para guarda-redes surgiu da necessidade de atrair jovens para esta posição tão específica. Se olharmos para a 1ª Liga a maioria dos guarda-redes são estrangeiros”, lamenta Carlos Leite.

Durante a manhã a iniciativa foi dirigida aos mais novos com a realização de um treino específico e um almoço com os treinadores e António Filipe na sede do clube. A tarde ficou reservada para o exercício “batalhas de guarda-redes” em cinco escalões: sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19.

“Gondomar é um concelho que gosta de futebol e que tem produzido vários talentos, no entanto, no que diz respeito à formação de guarda-redes o Estrelas de Fânzeres é o único clube do concelho com um espaço físico exclusivamente dedicado ao treino específico desta posição”, refere o treinador de guarda-redes do Estrelas de Fânzeres.

O Dia do Guarda-Redes terá nova edição na próxima época.

, , ,