Dia Internacional da Mulher comemorado em Gondomar

Dia Internacional da Mulher - março 2017

As iniciativas em homenagem às mulheres dividiram-se por todo o concelho / Foto: Pedro Santos Ferreira

No dia 8 de março, em vários locais do concelho, celebrou-se o Dia Internacional da Mulher.  

A Associação Donas de Casa de Gondomar (ADCG) marcou o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a 7 de março, com a realização do colóquio “Simplesmente Mulher”, na Biblioteca Municipal de Gondomar. A palestra debateu o papel da mulher no mundo empresarial, na família, na política, no desporto, na arte e na vida.

Após a iniciativa, foi inaugurada uma exposição intitulada “O nosso empenho é fazer cada dia melhor”. O evento contou também com a participação da Tuna Académica da Universidade Sénior.

No dia 8 de março, a União das Freguesias de Gondomar, Valbom e Jovim, a convite da ADCG, promoveu, pela primeira vez, uma sessão solene dedicada às mulheres do concelho.

Durante a cerimónia, foram homenageadas pela autarquia Maribel Gonzalez, Alzira Braga (título póstumo), Grupo de Voluntariado “Aproximar”, Ana Rita Vigário, Carla Vale, Dárida Fernandes, Esmeralda Pimenta e Elisa Rocha.

“Cada uma das nossas homenageadas conquistou o seu lugar na nossa comunidade, pelo seu mérito, trabalho, sensibilidade, entrega, espírito de missão e entreajuda”, disse José António Macedo, presidente da União de Freguesias de Gondomar, Valbom e Jovim.

A Junta de Freguesia de Rio Tinto também assinalou o Dia Internacional da Mulher com a oferta às mulheres riotintenses da peça de teatro “Mulheres”, interpretada pelo Grupo de Teatro Dramático da Retorta, no Salão de Espetáculos do Dramático de Rio Tinto.

No dia 12 de março, o Centro Republicano e Democrático de Fânzeres organizou uma caminhada alusiva à data.

, ,