Diogo Pinho venceu 5ª Corrida da República

Diogo Pinho foi o grande vencedor / Foto: Pedro Santos Ferreira

O atleta Diogo Pinho, da equipa Nascidos para Correr, foi o grande vencedor da 5ª edição da Corrida da República. A prova realizou-se no dia 30 de setembro e contou com 1070 participantes.

A Corrida da República, prova associada ao dia da Implantação da República Portuguesa, comemorado anualmente no dia 5 de outubro, chegou, este ano, no final de setembro a Rio Tinto.

O Largo do Mosteiro voltou a ser o ponto de encontro dos mais de mil participantes na corrida (10 quilómetros) e caminhada (5 quilómetros), que partiram às 10h para um percurso traçado, na sua maioria, pela Avenida da Conduta, que une Fânzeres e Gondomar (São Cosme) a Rio Tinto.

Diogo Pinho, da equipa Nascidos para Correr, sagrou-se vencedor da prova em 33 minutos. No escalão feminino, foi Diana Sousa, da equipa Centro Ciclista de Gondomar, que levou a melhor sobre a concorrência [ver caixa].

Ao Vivacidade, Carlos Ferreira, da EventSport, empresa organizadora do evento, destaca o “ligeiro crescimento” do número de inscritos face à edição anterior e considera que a prova “está marcada no calendário dos atletas”. “Terminaram a corrida 430 atletas, que representa um acréscimo face à edição anterior. Contudo, a prova ainda tem margem para crescer e atrair mais atletas, mas seria necessário cativar patrocinadores e atrair mais atletas para termos a possibilidade de oferecer prémios monetários e aumentar a competitividade da prova”, acrescenta o criador da corrida.

A Corrida da República é organizada pela EventSport e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Rio Tinto.

Vencedores da 5ª Corrida da República
Diogo Pinho, Nascidos para Correr, vencedor da Corrida da República:
“É a primeira vez que participo nesta prova e estou muito satisfeito com a minha prestação. A prova é ótima, tem muitas subidas e fui sempre acompanhado por um adversário, que torna a vitória ainda mais saborosa”

Diana Sousa, Centro Ciclista de Gondomar, vencedora da Corrida da República:
“No ano passado fiquei em 2.º lugar e este ano vim ‘vingar-me’. Este é o local onde treino todos os dias, é um bom percurso e a prova está muito bem organizada. Claro que ganhar em casa é sempre especial”

São Silvestre de Gondomar ainda não está confirmada
A corrida São Silvestre de Gondomar está marcada para o dia 15 de dezembro, “mas a realização da prova ainda não está confirmada”, garante Carlos Ferreira, da EventSport. De acordo com o responsável, “a organização aguarda ainda as garantias e apoios necessários ao evento”.

, , , ,