“Do carvão aos resíduos. O regresso a São Pedro da Cova” estreou a 21 de abril

Filme Rui Simões - maio 2017

O mais recente filme de Rui Simões estreou em São Pedro da Cova / Foto: Direitos Reservados

O mais recente trabalho do cineasta Rui Simões estreou a 21 de abril, no auditório da Junta de São Pedro da Cova. “Do Carvão aos Resíduos. O regresso a São Pedro da Cova” é o título do novo filme.

Após vários meses de trabalho, a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e a RealFicção, empresa de Rui Simões, apresentaram à população de São Pedro da Cova um novo registo cinematográfico sobre a realidade atual da vila mineira.

A apresentação do filme “Do carvão aos resíduos. O regresso a São Pedro da Cova” partiu da visualização do filme “O Museu”, primeira curta-metragem das três que constituem o filme “São Pedro da Cova”, que fez parte da seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 1977. O trabalho contou ainda com passagens pelos discursos de Serafim Gesta “Mazola”, Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, José Fernando Moreira, vereador da Câmara Municipal de Gondomar e Rui Simões, realizador do filme.

A noite ficou ainda marcada pela inesperada atuação do músico Vasco Balio, com o tema “Menino do Bairro Norte”, letra de Serafim Gesta “Mazola” e música de Vasco Balio.

Refira-se ainda que o projeto cinematográfico mereceu o apoio de vários mecenas locais.

Realizador encerrou ciclo “Foi assim há 40 anos”
No mesmo dia, Rui Simões encerrou o ciclo de conferências “Foi assim há 40 anos”, no Museu Mineiro. O cineasta falou sobre o tema “Realização” e partilhou a sua experiência pessoal.

, , , , ,