Dois em Um-Iniciativa de Rio Tinto ajuda famílias e comércio local

>Na foto: Nuno Fonseca Presidente da Junta de Rio Tinto

Com o escalar da pandemia, a necessidade de apoiar o comércio local e as famílias mais carenciadas aumentou. Muitas famílias tiveram que começar a usufruir de um apoio alimentar não pontual, mas sim regular. E muitos comércios locais sofreram uma quebra na faturação. Assim, a Junta de Rio Tinto com a ajuda dos Escoteiros fez um dois em um. Inicialmente, tínhamos apenas a campanha “Com Todos e Para Todos- Ajude em Segurança”, agora temos a campanha “Compra um ValeAjuda” que passaremos a explicar.

Perante as dificuldades que o COVID-19 deixou às famílias, a Junta de Freguesia de Rio Tinto, em parceria com os Escoteiros do agrupamento 267, criaram, inicialmente, a iniciativa “Com Todos e Para Todos- Ajude em Segurança”.

A iniciativa que é dinamizada pelo Grupo de Escoteiros, conta com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Rio Tinto e, consiste, numa campanha de recolha de bens alimentares e produtos de higiene. A ideia inovadora pretende recolher as doações nas habitações dos doadores, assim garante que todos podem ajudar em segurança. A recolha destes bens é efetuada pelos próprios escoteiros, com uma viatura da Junta. Para contribuir com o movimento, basta realizar a inscrição no site da Junta de Freguesia (www.riotinto.pt) e os produtos serão recolhidos ao sábado, no horário que o doador desejar. Os dois primeiros sábados do mês de maio “contaram com muitos doadores”, no entanto, no terceiro sábado de maio “o número de doações foi menor” segundo o Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Nuno Fonseca.

O autarca refere que tem noção que “as pessoas podem não estar disponíveis para doar todas as semanas”, mas estas doações são essências para as famílias mais carenciadas. Devido à necessidade de ajudar o comércio local perante os efeitos da pandemia e de adquirir produtos mais frescos para as famílias mais carenciadas, a autarquia de Rio Tinto, fez um dois em um, e criou uma nova iniciativa para preencher algumas lacunas da anterior, no que diz respeito aos produtos fornecidos.

Segundo Nuno Fonseca, “por norma, as pessoas quando fazem ofertas alimentares, fazem de bens que não são frescos (enlatados, massas, arroz, farinhas) e isso pode até ser útil para o momento de emergência, para uma vez ou outra, mas se estivermos a falar de uma alimentação regular, em que a pessoa consome todas as semanas, é necessário outro tipo de alimentação, porque as famílias não podem estar um mês inteiro a comer enlatados”.

Nessa linha de pensamento, foi criado a campanha “Compra um ValeAjuda!”. A iniciativa pretende que as pessoas realizem uma aquisição de uma senha que estará disponível na loja. O próprio estabelecimento irá promover a venda dessas senhas. Cada senha terá um custo de um euro e pode ser adquirido mais do que uma vez.

De seguida, de acordo com as “necessidades especificas” das famílias mais carenciadas, e “dependendo das lojas (pode ser peixarias, talhos ou mercearias…) nós trocamos o valor dessas senhas na loja, por produtos alimentares”. “O apoio nunca é feito em numerário, mas sim em trocas de senhas” como explica Nuno Fonseca, “os produtos depois revertem para o banco de emergência alimentar da Junta, que depois reverte para as famílias mais necessitadas, quer acompanhadas pelo gabinete da ação social da Junta, quer todas as que são acompanhadas pela rede social de Rio Tinto”, assim temos por um lado, um apoio direto às famílias mais carenciadas e por outro um apoio ao comércio local.

A população conta com duas possibilidades de ajudar ou realizam por via online, ou pelo comércio local. Recordamos que o Banco de Emergência Alimentar da Junta de Freguesia de Rio Tinto foi fundado em 2013 e tem o propósito de fornecer bens alimentares e/ou de higiene em “situações de emergência que não possam aguardar por apoios mais regulares”.

O banco é administrado pela Junta e dá apoio a todos os indivíduos e famílias “que sejam sinalizados pelo Gabinete da Ação Social da JFRT ou por qualquer um dos parceiros da Comissão Social de Freguesia de Rio Tinto. Ao apoiar esta iniciativa está a ajudar a que esses bens cheguem a todos que neste momento mais precisam do nosso apoio”. ▪

, , , , ,
2 comentários em “Dois em Um-Iniciativa de Rio Tinto ajuda famílias e comércio local
  1. Bom dia
    O que o Sr Presidente da junta de freguesia de Rio Tinto em parceria com o Sr Presidente da câmara de Gondomar faziam bem era baixar o preço da água e das taxas a ela associadas. São um assalto às carteiras dos munícipes.

  2. Iniciativa de louvar, mas também é necessário ter em conta outros problemas que considero muito urgentes e de gravidade para a saúde pública, como por exemplo a eliminação das batatas de esgoto que invadem as nossas casas neste concelho, e que para além da transmissão de doenças, em nada dignifica a cidade de Gondomar.

    Ter que conviver com esta peste é do pior que me poderia ter acontecido.
    Vivo neste concelho há relativamente pouco tempo, e nunca imaginei ter que passar por isto.

Comments are closed.