Educação municipal destacada em reunião camarária

Educacao municipal

Autarquia instituiu o ‘Prémio de Excelência Mérito Escola

Criado o ‘Prémio de Excelência Mérito Escolar’ e festa de abertura do ano letivo 2014/2015 e aberto concurso para AEC’s

O edifício da Junta de Freguesia de Melres – agora União das Freguesias de Melres e Medas – acolheu a 6 de agosto a reunião pública descentralizada da Câmara Municipal de Gondomar. O destaque foi para a educação municipal e foram vários os pontos aprovados e em discussão.

Os vetores de atuação municipal para a Educação, na ótica do próximo ano letivo, mereceram destaque na reunião pública camarária em Melres. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade. 
A Autarquia instituiu o ‘Prémio de Excelência Mérito Escolar’, com o objetivo de “reconhecer o mérito escolar, incentivar o desempenho escolar em todos os seus níveis, numa assumida cultura de valorização da excelência”. De acordo com as normas de atribuição aprovadas – a divulgar em breve no site da Autarquia – a Câmara Municipal de Gondomar passará a distinguir anualmente os dois melhores alunos, um do género feminino e um do masculino, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do ensino Secundário-Cursos Científico-Humanísticos, Ensino Profissional do ensino público e do ensino privado sediado na área geográfica do Concelho. 
Aos vencedores são atribuídos prémios pecuniários, nos casos dos alunos dos 1.ºs e 2.º ciclos e dos cursos profissionais, uma viagem a Lisboa de avião, no caso do Prémio de Excelência do 3.º Ciclo, e uma viagem a uma capital europeia, no caso do Prémio de Excelência do Ensino Secundário.

Aprovada festa para início do ano letivo

A abertura do ano letivo 2014/2015 ficará marcada por uma festa inédita, dirigida a alunos, professores, funcionários, autarcas, pais e encarregados de educação e à população que se queira juntar. A festa de abertura – que este se realiza, excecionalmente, em outubro – contempla, entre outras ações, uma receção aos professores que estão a lecionar pela primeira vez no Concelho e um percurso em autocarro por vários pontos emblemáticos da Autarquia. Objetivo: afirmar Gondomar como Município Educativo.
Na reunião foram ainda aprovados três programas – Assembleia Municipal de Alunos de Gondomar, Executivo Municipal de Alunos de Gondomar e Aluno Autarca por Um Dia em Gondomar – que pretendem incentivar, no quadro da responsabilidade social na garantia da continuidade do funcionamento da democracia e da aproximação aos cidadãos, o interesse dos jovens alunos pela participação cívica e política. De destacar, ainda na área da Educação, a aprovação da abertura do procedimento concursal para recrutamento de 159 postos de trabalho, a tempo parcial, para o próximo ano letivo das atividades de enriquecimento curricular nas áreas do ensino de Inglês, Música ou em alternativa Expressão Musical, Atividade Física e Desportiva, Expressão Plástica, Expressão Dramática.

, , , ,