Ei Marionetas: 5ª edição vai chegar a todas as freguesias do concelho

Ei Marionetas - junho 2019

O Encontro Internacional de Marionetas foi apresentado na Casa Branca de Gramido / Foto: Pedro Santos Ferreira

À 5ª edição, o Encontro Internacional de Marionetas vai cumprir um dos seus desígnios e, pela primeira vez, vai chegar a todas as freguesias do concelho de Gondomar. No total, vão ter lugar 54 espetáculos entre os dias 2 e 14 de julho.

No início do próximo mês arranca a 5ª edição do Encontro Internacional (Ei) de Marionetas, com a já considerada “maior e mais eclética” programação de sempre, de acordo com a organização.

O evento foi apresentado no início de junho, na Casa Branca de Gramido, e passou a ser conhecida a programação completa, que irá contar com cinco países representados: Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e Brasil.

Os destaques desta edição são a estreia mundial “Freaks & Geeks of Fleet Street” e, em estreia nacional, o espetáculo de música “Violetas Naif” (Brasil), confirmou Filipa Mesquita, da Teatro e Marionetas de Mandrágora, em conferência de imprensa.

“Freaks & Geeks of Fleet Street” é uma instalação performativa da companhia do Canadá Troy Hourie e tem estreia marcada para dia 5 de julho, às 18h, na Casa Branca de Gramido, com entrada gratuita, e nova apresentação no dia 13 de julho. A instalação performativa “Freaks & Geeks of Fleet Street” baseia-se na residência que a companhia artística do Canadá está a fazer em Portugal.

 “Temos sentido que o público acorre cada vez mais às iniciativas do festival. A nossa expectativa é que tenhamos excelentes casas. Temos sentido que há um público de Gondomar que está fidelizado com as nossas propostas, mas percebemos que os espetáculos dirigidos a adultos têm tido grande adesão, com pessoas a visitar-nos de todo o país”, afirmou Filipa Mesquita.

Por sua vez, a estreia nacional do espetáculo de música com marionetas “Violeta Naïfs”, da dupla brasileira Daiane Baumgartener e João Sobral, é outro dos destaques da organização do Ei! Marionetas, e a estreia está agendada para o dia 6 de julho, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Gondomar.

O espetáculo repete no dia 7 de julho, às 19h, nos jardins da Junta de Freguesia de Melres.

Questionado sobre a chegada do evento a todas as freguesias do concelho, Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara de Gondomar, deixou claro que para o Município “também é relevante que a iniciativa chegue, pela primeira vez, a todas as freguesias e que haja uma participação das coletividades e um envolvimento da comunidade local, quer através da sociedade civil quer através da comunidade educativa”.

O EI! Marionetas 2019 teve um “apoio financeiro de 35 mil euros” para realizar esta 5.ª edição, sendo 20 mil euros verbas atribuídas pela Direção-Geral das Artes (dgARTES), concluiu a organização.

, ,