Ema Moreira vence “App Milage Aprender + Matemática”

Ema Moreira - dezembro 2018

Ema Moreira venceu a aplicação mundial, graças à matemática / Foto: Tiago Santos Nogueira

Ema Moreira, de 15 anos, venceu a aplicação mundial “App Milage Aprender + Matemática”. A aluna estuda, agora, no Colégio Paulo VI e na altura da sua inscrição ainda frequentava a Escola Secundária de Rio Tinto. 

Ema Sakamoto Moreira, que frequenta o 10.º ano no Colégio Paulo VI do curso de Ciências e Tecnologias, foi incentivada pelo seu professor de matemática do ano letivo anterior a participar nesta aplicação e, recentemente, soube que tinha ganho o primeiro prémio.“App Milage Aprender + Matemática”é um projeto a nível mundial e incide sobre uma aplicação desenvolvida pela Universidade do Algarve, onde participaram milhares de jovens. Esta aplicação permite acesso a conteúdos da disciplina de matemática até ao 11.º ano, a fichas de exercícios com diferentes níveis de dificuldade e à sua resolução em vídeos explicativos.

O objetivo deste projeto passa por alargar o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional para uma sala de aula virtual, num sistema de aprendizagem misto que combina aulas presenciais com aulas online, de forma a manter os alunos motivados na aprendizagem de uma disciplina tão importante como a matemática. Será, desta forma, um esquema de aprendizagem móvel com o smartphoneou tabletdos alunos.

O Vivacidade esteve à conversa com a jovem aluna e a paixão pela matemática saltou de imediato à vista. “Eu fazia os exercícios, mandava as fotos com as resoluções, ia acertando e ganhando pontos”, disse-nos Ema, com uma naturalidade tão visível de alguém que domina a matemática como poucos.

“A matemática é, sem dúvida alguma, a disciplina que eu mais gosto”, vincou Ema Moreira, que ainda não tem tantas certezas quanto ao seu futuro profissional. “Ainda não sei muito bem o que me vejo a fazer no futuro, mas a área da Bioengenharia fascina-me. Pretendo algo relacionado com a Matemática, Física e Química”, apontou a aluna.

Apesar de estar muito contente no Colégio Paulo VI, a aluna não esquece o seu professor Manuel Cardoso. “Foi graças a ele que participei neste concurso e, agora, pretendo trazer esta aplicação para o Colégio, de forma a dinamizarmos a matemática”, rematou Ema.

Não esquecemos a Direção do seu atual Colégio, que fez questão de realçar o orgulho por Ema Sakamoto frequentar a instituição de ensino gondomarense: “Foi com enorme satisfação e orgulho que recebemos a informação de mais uma conquista alcançada por uma aluna do Colégio Paulo VI. A Ema Sakamoto Moreira é uma aluna de múltiplos interesses que, além do seu empenho na componente letiva, também se tem dedicado à prática do ballet no Colégio, atividade que frequenta desde 2010”.

, , , , ,