Empresa de Rio Tinto constrói a maior ponte pedonal e suspensa do mundo

previous arrow
next arrow
Slider

Fundada em 2006 e com sede em Rio Tinto, a Outside Works é uma empresa que se destaca num vasto leque de áreas, principalmente, em projetos considerados fora da caixa que é o caso da maior ponte suspensa do mundo que se encontra situada em Arouca. A obra rondou os 1.8 milhões de euros e a previsão será de ser inaugurada no espaço de 4 meses.

O VivaCidade esteve no local a visitar a ponte que está praticamente concluída. Ao nosso lado a apresentar o projeto estava o diretor de Operações da Outside Works, João Silva.

> João Silva

Situada em Arouca, mais propriamente nos Passadiços do Paiva foi apelidada por Arouca 516. Com 516 metros de cumprimento no seu ponto mais alto consegue alcançar a admirável marca dos 175 metros de altura até ao leito do rio. “Estamos aqui a falar de uma ponte suspensa que não está estática”, refere João Silva que começa por indicar que a maior dificuldade do projeto foi a distância entre ambas as margens “a parte mais difícil foi a passagem do primeiro negativo (cabo) para depois conseguirmos passar e rebocar os restantes cabos e criar esta ilusão que estamos apenas sobre um cabo quando na realidade são sete, que se encontram extremamente penteados de uma ponta a outra, foi o mais desafiante”, o responsável revela que no ponto mais alto de construção da ponte tiveram oito colabores.

À primeira vista a ponte pode intimidar alguns curiosos, no entanto, João assegura que “é uma ponte 100% segura, dado que o seu coeficiente de segurança é bastante elevado, é uma ponte que dá conforto visual, portanto a pessoa por muita ilusão que traga de tudo o que ouviu chegando cá consegue constatar que a Arouca 516 é segura e que dá algum conforto a nível de barreiras e, além disso o chão não é transparente como dizem”.

O representante da empresa revela que quanto a projetos futuros a Arouca 516 fez a empresa ganhar mais prestígio no mercado e que “já nos reconhecem como uma empresa que abraça projetos fora da caixa”, João termina agradecendo a toda a equipa que contribuiu para o sucesso deste projeto: Bruno Gouveia, Tiago Fernandes, Miguel Rosa, Emanuel Silva, Raquel Pinho, Ana Medeiros, David Coelho, Ruben Santos, Jose Lino, Daniel Fonseca, Joaquim Oliveira, Nilton Filho, Raquel Carvalheira, Ricardo Bichança, Fábio Dias, Micael Martins, Guilherme Valente e Igor António.

, , , ,