Empresa gondomarense é responsável pela produção da taça da Liga NOS

Domingos Guedes LDA / Foto: Ricardo Vieira CaldasFundada em maio de 1980 por Domingos Guedes, a Domingos Guedes, Lda. é atualmente responsável pela manufaturação de todas as taças da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), entre outros objetos artesanais espalhados pelo mundo.

Até 24 de maio o FC Porto ou o SL Benfica vão (tudo indica) erguer a taça da primeira divisão portuguesa de futebol, um “caneco” totalmente produzido em Gondomar por uma empresa sediada em São Cosme.

Há 35 anos atrás, Domingos Guedes, fundador e responsável pela Domingos Guedes, Lda. regressou do Ultramar e decidiu pôr mãos à obra ao criar uma empresa artesanal em Fânzeres, de onde é natural. “Como já trabalhava neste ramo dei seguimento e decidi começar a trabalhar por minha conta”, recorda o empresário.

A empresa produz também peças de arte sacra / Foto: Ricardo Vieira Caldas

A empresa produz também peças de arte sacra / Foto: Ricardo Vieira Caldas

“No início passamos momentos complicados na altura do Processo Revolucionário em Curso (PREC) mas mesmo assim decidi arriscar e criar um negócio. A partir daí fui-me adaptando e começamos por trabalhar com produtos mais pequenos até surgir a oportunidade de exportar para o Brasil”, conta Domingos Guedes.

, , , , , ,