Empresa municipal que gere Multiusos vai encerrar

Nuno Ferreira é atualmente o diretor do Multiusos de Gondomar / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Nuno Ferreira é atualmente o diretor do Multiusos de Gondomar / Foto: Ricardo Vieira Caldas

A empresa municipal ‘Gondomar – Coração de Ouro’, que gere o Pavilhão Multiusos de Gondomar desde 2007, vai ser encerrada. Garantia dada pelo presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, que diz “não haver alternativa”.

A Câmara Municipal de Gondomar tem uma ordem do Tribunal de Contas, de agosto, para encerrar a empresa municipal ‘Gondomar – Coração de Ouro’. “Tentamos já neste mandato reverter essa questão e contestar a decisão do Tribunal. Não conseguimos e portanto a empresa, com pena minha, vai ter que ser encerrada”, explica Marco Martins ao Vivacidade. “ “Para já não existe alternativa”, acrescenta.

O edil da Câmara de Gondomar afirma que “até ser encontrada uma solução”, o município “passará a dirigir diretamente o Multiusos.” “Vamos ter que arranjar um modelo de gestão mas neste momento temos que assegurar a transição. Não decidimos ainda nada em concreto”, refere.

O relatório de contas da empresa foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara, a 2 de abril, em Foz do Sousa e o valor do volume de negócios de 2013 atingiu os 140 mil euros, dos quais, segundo Marco Martins, “80% é pago pelo próprio município”. Essa situação levará a insolvência da empresa já que a mesma não se consegue autossustentar.

O diretor do Multiusos, Nuno Ferreira, lembra, no entanto que “no fundo o dinheiro é da Câmara.” “Ele não sai daqui e é investido em melhorias cá. A administração é 100% da Câmara”, conta. “Existe um protocolo em que a Câmara não paga o total do valor da tabela de preços, paga apenas uma parte”, acrescenta ainda.

Quanto à questão da insolvência, o diretor diz que tudo o que sabe “é pela Comunicação Social” e considera que “há uma falha de comunicação entre a direção e a Câmara”. “Nós aqui não tivemos nenhuma informação em concreto”, conclui.

142 mil pessoas passaram pelo Multiusos em 2013

Não foi o melhor ano mas ainda assim o número de visitantes do Multiusos registou um crescimento face aos anos anteriores. No ano passado, o equipamento gondomarense recebeu 142 mil pessoas e organizou um total de 94 eventos.

Nuno Ferreira é diretor desde 2010 e diz que sempre tentou “colocar o Multiusos na rota dos grandes eventos, quer ao nível dos concertos, feiras, como todo o tipo de eventos que se possam fazer neste equipamento.” “Mesmo com a crise temos conseguido manter os eventos do ano passado e trazer outros novos. Exemplo disso foi a vinda da Rádio Comercial que poderia não existir, não fosse o trabalho de promoção que se fez do Multiusos”, refere.

,