Encontro Internacional de Marionetas de 4 a 7 de junho em Gondomar

Filipa Mesquita, Luís Filipe Araújo, e Clara Ribeiro apresentaram o EI!!!/ Foto: Pedro Santos Ferreira

Filipa Mesquita, Luís Filipe Araújo, e Clara Ribeiro apresentaram o EI!!!/ Foto: Pedro Santos Ferreira

O teatro das marionetas vai estar pela primeira vez em destaque no concelho. De 4 a 7 de junho, Gondomar recebe o “EI!!! – Encontro Internacional de Marionetas” num “grito de chamada de atenção para a Arte, Cultura e Comunidade”.

A ante-estreia foi no dia 26 de maio, na Casa Branca de Gramido, com ‘A Branca de Neve e os sete moleiros’ e a inauguração de uma exposição, mas é a 4 de junho que a Sala D’Ouro do Multiusos de Gondomar recebe o primeiro espetáculo oficial do EI!!!, com o Foral de

Gondomar, pelo Agrupamento de Escolas de Valbom.

Filipa Mesquita, da organização do evento, pretende que o EI!!! se afirme nacional e internacionalmente como “um espaço de programação contemporânea e uma alternativa, de reconhecido mérito artístico”. “Nós somos sobretudo marionetistas, gente apaixonada pelo teatro das marionetas. O EI!!! é este megafone, esta imagem que chama por todos, para que todos acorram e nos acolhem neste projeto”, explicou durante a apresentação do Encontro Internacional à imprensa.

O vice presidente da Câmara de Gondomar, Luís Filipe Araújo, também esteve na apresentação do evento cultural e explicou também qual é o objetivo da autarquia. “Este projeto resulta de uma vontade esclarecida, séria e verdadeira. O Município associa-se, não por obrigação mas porque realmente acredita neste evento e no trabalho desta companhia que, aliás, o município quer que seja verdadeiramente uma companhia  também de Gondomar”, afirmou Luís Filipe Araújo.

Encontro Internacional de Marionetas/Foto: Pedro Santos Ferreira

Encontro Internacional de Marionetas/Foto: Pedro Santos Ferreira

O EI!!! – Encontro Internacional de Marionetas, vai ter entrada paga em alguns dos espetáculos mas a abertura e encerramento são de entrada livre. A Câmara Municipal de Gondomar atribuiu cerca de seis mil euros de apoio à realização deste evento que, só no dia da abertura, contará com mais de 100 participantes na produção do espetáculo.

Exposições, feiras, conversas, música e até robótica [ver caixa] estão incluídas no EI!!! e podem ser visíveis de 4 a 7 de junho, no Multiusos de Gondomar, Casa Branca de Gramido e Centro Cultural de Rio Tinto.

, , , , ,