Encontro Internacional de Marionetas realiza-se de 26 a 29 de maio  

EI! - Encontro Internacional de Marionetas

O Encontro regressa a Gondomar entre os dias 26 e 29 de maio / Foto: Direitos Reservados

O Encontro Internacional de Marionetas (EI!) regressa a Gondomar entre 26 e 29 de maio. A segunda edição do evento foca-se no teatro de marionetas no Oriente e nas técnicas artísticas ancestrais destes povos.

As marionetas vão invadir Gondomar entre os dias 26 e 29 de maio. A 2ª edição do EI!, organizado pela companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora e o Município de Gondomar, acolhe companhias internacionais e nacionais, com apresentações de sala e rua, exposições, conversas, feiras, mostras e concertos.

“Este ano vamos dedicar-nos às técnicas orientais de marionetas. Convidamos a artista japonesa Beniko Tanaka, que utiliza técnicas modernas e respeita as técnicas tradicionais do Oriente. Além disso, vamos ter companhias portuguesas e Jordi Bertran, um dos artistas mais conceituados desta arte”, explica Clara Ribeiro, da Teatro e Marionetas de Mandrágora.

A principal novidade reside na mudança dos espetáculos do Multiusos para o Auditório Municipal de Gondomar. “É um local central e permite-nos tirar partido do jardim da Biblioteca Municipal para a realização de novas iniciativas. No Multiusos de Gondomar tivemos alguns problemas relacionados com a visibilidade do público”, confessa Clara Ribeiro.

Para Luís Filipe Araújo, vereador da Cultura do Município, o EI! é “uma aposta ganha”. “Na 1ª edição contamos com uma grande adesão durante todo o evento e tivemos espetáculos de elevada qualidade. A ideia que temos é manter a qualidade dos espetáculos e alargar a oferta”, refere o autarca.

Ao Vivacidade, Luís Filipe Araújo destaca ainda o “trabalho meritório” do Teatro e Marionetas de Mandrágora, companhia que, no entender do vice-presidente da autarquia “transporta o nome de Gondomar pelas melhores razões”.

As apresentações dividem-se entre Gondomar (São Cosme), Valbom e Rio Tinto, contudo, a organização confessa, ao nosso jornal, a ambição de “fazer chegar o EI! a todas as freguesias do concelho”.

Centro Cultural de Rio Tinto acolhe Marionetas de Mandrágora

Ao Vivacidade, Luís Filipe Araújo garantiu a mudança da companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Centro Cultural de Rio Tinto. “Está pensada a integração da associação no Condomínio das Artes. Julgo que a situação ficará resolvida até ao verão”, conclui.

, , , , , ,