Erasmus +: um caso de sucesso

Erasmus + - janeiro 2018

O programa “Erasmus +” tem dado frutos em Gondomar / Foto: Tiago Santos Nogueira

A Escola Secundária de São Pedro da Cova acolheu, no dia 10 de janeiro, a apresentação do novo projeto “Erasmus +”, onde o ensino profissional foi desafiado a participar e o objetivo implica catapultar as tradições portuguesas para outros pontos da Europa. 

Depois dos sucessos deste intercâmbio no ensino regular, agora é a vez do ensino profissional ter a sua oportunidade. A apresentação do projeto foi feita na biblioteca da Escola Secundária de São Pedro da Cova, contando com uma breve explicação sobre algumas tradições do nosso país e terminando com uma atuação do Rancho Folclórico de Fânzeres e posterior Porto de Honra.

Celeste Ramos, coordenadora, indicou-nos que as tradições portuguesas assumem-se como o tema central deste projeto. “A ideia é tentar transportar estas nossas tradições para a Turquia, Roménia e Sicília. Em fevereiro, vamos à Roménia, dado que a coordenadora geral é romena e vamos planificar todas as nossas saídas”, realçou Celeste, que é também professora de inglês. Desta feita, o ensino profissional vai participar e não o ensino regular, sendo que “a grande função deste Erasmus + é propiciar uma vasta troca de culturas e conhecimento”.

“Estamos perante um projeto subsidiado, onde nós recebemos apenas 80% da bolsa e o restante será entregue somente se as metas propostas forem atingidas. Todos os responsáveis por este projeto notam uma grande motivação nos alunos e também nas suas famílias quando o propósito é participar nestas iniciativas. Estamos, desta forma, orgulhosos e queremos continuar a trabalhar da melhor maneira possível”, concluiu Celeste Ramos.

, , , ,