Espanha acaba com sonho português no primeiro Europeu de futsal feminino

Euro 2019 - fevereiro 2019

A Espanha sagrou-se vencedora no Multiusos de Gondomar / Foto: Bruno Oliveira

O sonho de vencer a primeira edição do Campeonato da Europa de futsal feminino ficou a meio. Portugal foi derrotado pela Espanha na final e sagrou-se vice-campeão europeu perante um Multiusos de Gondomar lotado.

Acabou da pior forma a primeira presença portuguesa na fase final do Campeonato da Europa de futsal feminino. A seleção portuguesa superou com distinção a meia-final, tendo derrotado a Ucrânia no caminho para a final. No derradeiro encontro com a Espanha, “nuestros hermanos” foram mais eficazes e venceram por um resultado esclarecedor, 4-0.

Para a história fica a alma lusa da comitiva nacional, que em nenhum momento baixou os braços perante as espanholas, sempre com um apoio exemplar das bancadas, com direito à presença do primeiro-ministro, António Costa, e da seleção masculina, atuais campeões europeus da modalidade, com destaque para a presença de Ricardinho, homem da terra.

A Espanha assumiu o jogo e com um futsal apoiado e bem construído chegou aos dois golos de vantagem. O descontrolo emocional tomou então conta da equipa portuguesa, que só regressou verdadeiramente ao jogo depois de sofrer o terceiro golo. A equipa de Luís Conceição reagiu e equilibrou o jogo, terminando a primeira parte por cima, mas sem conseguir chegar ao golo.

Na segunda parte houve muito mais Portugal, que regressou tranquilo das cabines, e com vontade de fazer golos. Sucederam-se as oportunidades, mas o desacerto das jogadoras lusas e a excelente exibição de Silvia mantiveram as redes espanholas invioladas. O selecionador nacional ainda colocou Pisko como guarda-redes avançado, para forçar o 5 para 4, mas nem assim Portugal encontrou o caminho do golo. Tirando partido desta situação a Espanha ainda ampliou o resultado chegando aos 4-0, a pouco menos de cinco minutos para o final do encontro.

Antes, a Rússia já tinha garantido o bronze após um jogo morno e equilibrado frente à Ucrânia. A disputa só foi decidida nos penaltis.

A selecção de Kuzmin esteve sempre na frente, chegando ao intervalo a vencer por 2-1. Na segunda parte a Ucrânia empatou da marca de penalti e levou o jogo para o desempate. Aí, a Rússia voltou a ser mais forte e converteu todas as penalidades garantindo o lugar mais baixo do pódio.

“Foi um desafio superado com distinção”
Ao Vivacidade, Sandra Almeida, vereadora do Desporto da Câmara de Gondomar, admite que o desafio colocado ao Município foi “superado com distinção”.

“Receber o primeiro europeu de futsal feminino foi um grande privilégio, além de uma grande responsabilidade. Consideramos que o desafio foi completamente superado apesar de, infelizmente, não nos termos sagrado campeãs europeias. Contudo, mais uma vez, a vertente desportiva acabou por sair valorizada, independentemente do resultado final”, lembrou a autarca.

Fora de campo e graças ao público, o Município angariou cerca de cinco mil euros. A verba vai ser atribuída à Gondomar Social na próxima edição da final a oito da Taça de Portugal de futsal, que irá ser disputada no final do mês de março, no Multiusos de Gondomar.

Resultados Euro 2019
Meias-finais
Espanha 5 – 0 Rússia
Portugal 5 – 1 Ucrânia

3.º/4.º lugar
Rússia 2* – 2 Ucrânia
*após grandes penalidades

Final
Portugal 0 – 4 Espanha

, , , , ,