Este ano o S. Brás abriga-se do mau tempo

Em 2013, as Festas a S. Brás vai iniciar-se em janeiro / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Em 2013, as Festas a S. Brás vai iniciar-se em janeiro / Foto: Ricardo Vieira Caldas

A época do ano mais esperada pelos baguinenses está a chegar. Desta vez o dia de S. Brás dá-se a 3 de fevereiro mas o fim de semana anterior servirá também para quem quiser provar as iguarias de Baguim do Monte. Os rojões e as papas de sarrabulho estão novamente a concurso e o programa das festas é vasto.

A Cooperativa Cultural “Arco do Bojo”, Confraria Gastronómica dos Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte e Confraria do Sagrado Coração de Maria e São Brás, vão organizar uma vez mais as Festas a S. Brás, em Baguim do Monte. Nos próximos dias 26 de janeiro, 1, 2 e 3 de fevereiro, a freguesia pode contar um programa recheado de atrativos que vão da música à gastronomia, não esquecendo a componente religiosa.

No dia 26 de janeiro, para além do já habitual, almoço convívio – que este ano será na Quinta D. José, em Jovim – haverá a cerimónia de entronização de 10 novos confrades pelas 11h, na Igreja Matriz. O padre António Borges, anterior pároco de Baguim, vai ser o Confrade de Honra deste ano.

Em entrevista ao Vivacidade, Paulo Araújo, um dos principais organizadores, dá conta da novidade para este ano. “Vamos instalar uma tenda maior do que a do ano passado no espaço do Largo de S. Brás”, refere. Com cerca de 150 a 200 metros quadrados, a tenda gigante cobrirá o espaço mais amplo do Largo de S. Brás para “combater as condições climatéricas mais adversas de fevereiro”.

Para Paulo Araújo, o objetivo é que “daqui a uns tempos se consiga colocar uma tenda gigante para que os restaurantes se possam instalar e servir rojões e papas durante uns dias”.

O 15º Concurso Gastronómico Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte, organizado pela Cooperativa Cultural Arco do Bojo, acontecerá no dia 3 de fevereiro com a participação de diversas unidades de restauração da freguesia de Baguim do Monte que disponibilizarão aos seus clientes estes apetitosos petiscos nos seus estabelecimentos. O júri que provará os pratos a concurso através de uma prova cega, isto é, sem saberem o nome do participante, reúne-se no mesmo dia, entre as 12.00 h e as 14.00 h, no Largo de S. Brás. A entrega de prémios será pelas 21h30.

A animação musical ficará a cargo da Banda Curta, no dia 1 de fevereiro pelas 21h30, do Rancho Folclórico de Gens e Rancho Folclórico D.C. “As Farrapeirinhas” de Baguim do Monte, pelas 15h do dia 2 e do Conjunto Típico “Os Amigos de S. Pedro da Cova”, pelas 21h30 do mesmo dia. No dia de S. Brás, a Banda Musical de S. Cipriano (A Nova) de Resende tocará também pelas 8h.

, , ,